quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novidades Orangatang Balut - Orangatang Balut Update

As Balut foram concebidas com o intuito de serem rodas de Freestyle diferentes das Orangatang já existentes. A Balut proporciona um slide mais rápido, com rotações mais numerosas e com perda de velocidade mínima.
E o mais importante, todos poderão ter as suas a partir de quinta-feira, dia 2 de fevereiro quando será seu lançamento mundial.


Specs:
Diameter: 72.5 mm
Contact patch: 35 mm
Width: 44 mm
Durometers: 80a, 83a, 86a
Weight: 4.7 oz (per wheel)
Bearing seat: centerset


Projeto:
As Baluts são centerset e simétricas, permitindo a máxima flexibilidade durante a rotação e lançando para promover desgaste uniforme nas quatro rodas. Usando um grande núcleo spoked removeu-se quantidades significativas de uretano entre o assento do rolamento e a borda exterior do núcleo, o resultado foi a redução do peso da roda global para maior agilidade em slides e truques de freestyle também.

O núcleo utilizado na Balut é relativamente grande em comparação com a roda. Combinado com um perfil de lábio duro e arredondada, o núcleo oferece um suporte rígido para a área de contato e facilita slides suaves com uma liberação previsível e conexão.



Uretano:
No decorrer de um ano a formula de uretano das Balut foram se desenvolvendo e se aperfeiçoando até chegarem no ponto final que proporciona uma roda extremamente durável e confortável para o freestyle, slides bem suaves e controle de velocidade.





Rotação da roda:
Hábitos de boa rotação ajudam a acabar com o desgaste irregular e prolongar a vida útil de suas rodas. Esteja ciente, porém, a rotação da roda pode ficar um pouco confusa, especialmente porque padrões de desgaste muitas vezes diferem de piloto para piloto.

A mais simples sugestão de se lembrar é trocar as rodas mais gastas, pela menos desgastadas, troque sempre que notar que existe diferença.

Além desse princípio básico, aqui estão algumas sugestões e informação encontradas durante os testes:

Rodas de cima (no seu trilho heelside para heelside / frontside slides e no seu trilho toeside para toeside / backside slides) tendem a cone (mais rápido desgaste do lábio para dentro), enquanto rodas de downhill tendem a reverter cone (mais rápido desgaste no lábio fora).




Em um deck com uma postura centrada (estilo snowboard) o peso do rider é tipicamente sobre o truck da frente, assim que esperar as rodas dianteiras ao desgaste mais rápido do que as rodas traseiras. Em um deck com uma posição traseira (por exemplo, montado com o pé para trás principalmente no kicktail) geralmente há muito mais peso aplicado para o truck de volta, então as rodas traseiras tendem a desgastar mais rapidamente do que as rodas dianteiras.

Em uma configuração direcional (montado principalmente em uma orientação) geralmente recomenda-se girar suas rodas na diagonal (frente esquerda com direita traseira, na frente à direita com a esquerda traseira). Em uma configuração simétrica (montado igualmente em ambas as orientações) que geralmente giram as rodas no mesmo truck (frente esquerda com direita dianteira, traseira esquerda com traseira direita).

Uma forma simétrica centerset também permite que você gire cada roda para neutralizar "coning". Sempre que você girar suas rodas verifique se alguma de suas rodas estão começando  ficar cônicas. Certifique-se de considerar as posições das rodas novas de acordo com o seu hábito de andar (se você fizer mais slides do que heelside toesides, você pode esperar suas rodas de heelside cônicas e suas rodas toeside para reverter o cone).