segunda-feira, 27 de maio de 2013

Skate & Art

Criatividade e individualidade são características que formam a personalidade das pessoas e também das marcas.

Desde o inicio de sua criação as marcas de skate tentam dar aos seus produtos uma estética que a diferencie dos seus concorrentes e para isso trabalham intensamente para construir uma identidade visual que a caracterize.

Destaco duas marcas que conseguiram isto ao longo dos anos, Powell-Peralta e Santa Cruz. Quem não conhece a caveira batizada como The Riper da Powell-Peralta? Quem já não replicou o desenho da mão azul da Santa Cruz? Ícones que foram construídos com o tempo e hoje são clássicos da história do skate.





Hoje as empresas continuam perseguindo o que chamamos de Branding, que definimos como o ato de administrar a imagem/marca (BRAND) de uma empresa. Sem entrar muito em detalhes também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. 

Vivemos hoje o inicio das marcas de skate longboard, tudo é fresco e novo, porém algumas marcas se destacam por seus trabalhos e chamam mais atenção de seus consumidores por características inerentes a sua imagem. 

Ano após ano vemos atualizações na forma, na matéria prima, nos gráficos utilizados para marcar um novo modelo ou demarcar o lineup daquele ano. Isso ajuda na criação de uma identidade visual das marcas. Uma vez mais o mercado do skate abre as portas para ilustradores e designers gráficos colocarem suas mãos em prol de um lugar de destaque na história do skate. 

Alguns artistas que colaboraram com o Longboard: Arlo Chapple e Kaya Donaj-Keys da Comet. Blaine Fontana da Arbor. Tomás Guereña da Loaded e da Landyachtz, Andreas Preis. 

--------------------------

Creativity and individuality are characteristics that form the personality of the people and also the brands.

Since the beginning of its creation the skate brands try to give your product an aesthetic that differentiates it from its competitors and for that work hard to build a visual identity that characterizes it.

Highlight two brands that have managed it over the years, Powell-Peralta and Santa Cruz. Who does not know The Riper from Powell-Peralta? Who has not replied blue hand from blue Santa Cruz? Icons that have been built over time and are now classics in the history of skateboarding.






Today companies continue pursuing what we call Branding, which we define as the act of managing the image / brand (BRAND) of a company. Without going into too much detail can also be regarded as the work of building and managing a brand in the market.

We are living today the beginning of longboard industries, everything is fresh and new, but some brands stand out for their jobs and call more attention to their consumers by inherent characteristics of your image.

Year after year we see updates on shapes, raw material, the graphs used to mark a new model or demarcate the lineup for new year. This helps in the creation of a visual identity of brands. Once again the skateboard market opens the door for illustrators and graphic designers puting their hands in favor of a prominent place in the history of skateboarding.

Some artists who collaborated with the Longboard: Arlo Chapple e Kaya Donaj-Keys para Comet. Blaine Fontana para Arbor. Tomás Guereña para Loaded e para Landyachtz, Andreas Preis.