quarta-feira, 10 de julho de 2013

Precisamos de Mais Tempo e Espaço!

Este texto tem como experiência a cidade de Vitória no Espirito Santo, mas pode ser aplicado para qualquer outra cidade que sofre com o impacto da especulação imobiliária, priorização do transporte individual ao invés do público, insegurança, sucateamento e diminuição de áreas públicas de lazer. Asfixiando assim seus moradores e contribuindo para que cada dia nos tornemos mais presos em nossos condomínios e automóveis.


A Rua reabrindo ás 12 hrs no último domingo - Foto: EuAmoLongboard por Vinícius Binotte - Rider: Alexandre Guerra 

Algumas semanas atrás estava deslizando com meu skate pelo domingo da rua do lazer na praia de Camburi em Vitória. Em uma das paradas para conversar com amigos de bike, patins e afins chegamos a conclusão que o fechamento da rua até ás 13 horas era pouco para todos nós que gostaríamos de ter mais tempo para aproveitar a orla.

Para nosso espanto uma semana depois vimos nosso horário tão prazeroso ser reduzido e agora estão reabrindo a rua ás 12 horas. Minha visão nos três domingos seguintes foi presenciar pessoas caminhando, bikes, patins e skates correndo da rua para o calçadão, que ainda estava lotado, amargando aquele gosto de quero mais e travando uma disputa pelo espaço restante.

Uma pergunta foi feita por diversos amigos e conhecidos, porque diminuíram nosso horário para dar prioridade aos automóveis? Estes que já são prioridade em todos os outros dias da semana e têm outros caminhos possíveis para chegarem ao mesmo destino.

Ao que tudo indica parece que algumas pessoas incomodadas com a avenida fechada reclamaram com a Prefeitura. Fomos obrigados a partir mais cedo e pior que isso é ver que a prioridade são mesmo os automóveis ao invés do bem estar de uma cidade tão carente de mais espaços como este.

Nestes meses de rua do lazer vi pessoas mudando de hábito, comprando equipamentos para curtirem o domingo e depois esticando o dia e explorando a cidade de uma forma diferente, sem carro e com muito mais prazer. Vi o calçadão que nos dias de semana a noite se esvaziava cedo, para vê-lo cheio até altas horas. A cidade mudou, a orla mudou e agora está pequena.

Vejo a rua do lazer como uma virada no humor da nossa cidade. A rua se tornou um lugar para respirarmos um pouco de liberdade, encontro e conversas com amigos felizes por perceberem que nossa cidade finalmente abrira os olhos para as necessidades coletivas, deixando de lado, um pouco as necessidades individuais. Engano?

Possuímos um potencial muito maior do que este, vejo sim uma rua fechada até ás 18 horas com seus bolsões de estacionamento abrigando palco para shows de bandas no fim de tarde, tendas com exposições de artistas plásticos, espaço para designers mostrarem seus trabalhos de moda e arte, exposições fotográficas, espaço para lojas de materiais esportivos do bairro exporem suas novidades e criarem um comércio saudável, escolinhas de skate e patins. Muitas ideias e possibilidades podem e devem ser exploradas.

A cidade precisa de mais ar para respirar, as pessoas precisam de mais tempo para se divertir e mais espaço para amar a sua cidade ao invés de ficarem mais tempo trancadas de mau humor em seus carros e apartamentos.

Quem sabe assim podemos nos respeitar mais, conviver mais, celebrar mais, dar mais bom dia, boa tarde e boa noite para conhecidos e estranhos, assim ter a chance de começar uma semana com mais humor e com mais sorrisos.