quinta-feira, 8 de abril de 2010

[Setup] Truck - Regulagem e Amortecedores

Esta é uma dica de post do nosso amigo Tyto Neves, que nos pediu para dissertar sobre trucks. Então vamos lá tentar tornar este post o mais esclarecedor possível. Mas antes quero mais uma vez dizer aqui que “nós não sabemos tudo” estamos a cada dia procurando prender assim como vocês e com a ajuda de vocês, este blog é um espaço para troca de conhecimentos e não tem a intenção de se tornar verdade absoluta de nada. Portanto participem e ajudem a todos nós com duvidas, perguntas, respostas, sugestão de posts, posts prontos, fotos, vídeos, enfim o que quiserem porque todos nós temos pelo menos uma coisa em comum: “euamolongboard”.

Existem varias marcas no mercado entre nacionais e importadas, a escolha do material que se compra passa invariavelmente por duas vertentes, pela grana que se pode desembolsar, ou pelo tempo que se anda, se está começando ou não. Portanto a intenção deste post inclina-se para falar da regulagem do truck e posteriormente falaremos das partes técnicas que vão exigir um pouco mais de estudo e pesquisa.

Normalmente quando se começa a andar de longboard nos falta equilíbrio, portanto andar com o truck mais justo, apertado, ajuda a desenvolver o equilíbrio gradativamente, evitando quedas neste começo que podem causar além de machucados, desanimo e desistência. Depois de vários roles, a quantidade vai depender de cada um, comece a soltar o truck e vá testando seu equilíbrio. Você ira perceber a mudança no comportamento do long imediatamente, assim também como a diferença da sua “andada” e de sua base.

Nota-se que o truck mais solto vai te dar menos estabilidade, porém mais agressividade no role. As curvas serão mais rápidas, mais fechadas, as cavadas saem mais fáceis assim como os slides (rasgadas) também sairão. Importante saber que em altas velocidades, como para descer ladeiras de grande inclinação (downhill) o truck tem que estar mais firme para ter mais estabilidade, pois a tendência em altas velocidades é o truck tremer ou como muitos falam "chimbar", e esse movimento acaba te jogando para o chão. No mercado encontramos trucks de precisão que são mais caros e indicados para alta performance, isto é velocidade mesmo. Os trucks standards, como Paris, Bear, Caliber, Sabre e etc giram em torno do mesmo preço e tem qualidade semelhante, são indicados para várias modalidades desde downhill até carving, freestyle e dancing.





Vamos ao resumo: 

Truques moles: menos estabilidade, mais agressividade, curvas mais fechadas, mais estilo. Ideal para andar no plano. Indicado para cruising, dancing, freestyle. 

Truques duros: mais estabilidade, curvas menos fechadas, melhor para altas velocidades. Indicado para ledeiras, ou seja downhill, nas modalidades freeride, slide e speed.

Uma boa dica também é a compra de um kit de amortecedores/bushings como Venom, Rip Tide, Blood Orange (imagem abaixo) que variam a dureza de acordo com a cor escolhida. Um bom amortecedor melhora muito o desempenho do truck.



Acho que é isso, caso tenham alguma dúvida, perguntem pra gente.




Abs,
Alex.