quarta-feira, 14 de julho de 2010

[Trick Tips] Longboard Slide

Conversando com um leitor do blog sobre rodas apropriadas para slide, veio a ideia de fazer este post falando sobre rodas e colocando aqui alguns videos que dão um toque de como aprimorar esta técnica dando dicas sobre toda execução do movimento.

Importante, prestem atenção quando ele fala sobre "o jogo de pernas" e tronco para empurrar o shape e retomar o equilíbrio.

As rodas para a pratica do slide devem ser as de maior dureza, que podem variar de 80a até 100a. Importante saber que nem todas as marcas tem a mesma composição e porcentagem de materiais, podendo assim variar a "percepção" de dureza de uma marca para outra. 

Os tamanhos em média podem ir de 60 à 80 mm. Lembrando que vale levar em consideração a área de contato que quando menor facilita mais os slides e também o formato do corte da roda. 

As rodas para slide tem o núcleo (onde encaixam os rolamentos) mais central, este corte mais arredondado deixa a roda sem "lábio" (Lip para quem encontrar está descrição em inglês).

Uma boa dica é ficar de olho no modelo do deck/shape pois rodas grandes podem encostar no deck (Wheel Bite) e assim vai ser preciso colocar peds para aumentar a distancia dos trucks para o deck.

Outra dica é se você faz um freeride em ladeiras de mais velocidade opte por rodas 80a, minha experiência em um freeride mais rápido foi péssima utilizando rodas 86a, não consegui o controle que precisava e tive que colocar rodas que me deram mais grip, controle e segurança nas descidas.   

Atualmente além dos decks simétricos que pelo seu formato não tem problemas de "Wheel Bite" os decks direcionais contam com ajuda de wheel wells flare que basicamente está eliminando este problema. Dê preferencia para rodas menores ao invés de usar peds, é uma dica que dou.

Quanto mais baixo o long ficar do chão melhor o centro de gravidade e melhor sensação de equilíbrio para o skater, portanto se der evite peds altos ou rodas muito grandes dependendo do seu modelo de deck.
















Abs,
Alex.