terça-feira, 15 de junho de 2010

De pai para filho – Joe, Joel e Tosh

Joe Tudor, pai de Joel, sempre surfou de Longboard e ignorou a revolução shortboard. Em uma viagem da família para Puerto Vallerta Joel subiu pela primeira vez em uma prancha, ele foi fisgado instantaneamente.
Ele começou no skate e em sua adolescência ganhou reconhecimento e patrocínio. Na água, o seu esforço e habilidade o fizeram virar pro aos 14 anos e conquistar sua primeira vitória profissional aos 15 anos de idade, tornando-o mais jovem competidor a vencer um evento ASP. Ao contrário da maioria dos seus contemporâneos, que estavam andando apenas com os modelos de pranchas curtas, ele também montou o out-of-fashion longboard, e foi o longboard que o catapultou para a fama em sua adolescência. Sua reputação era tal que, quando ele estava na água, outros surfistas, às vezes, saiam da água para assistir a sua maestria ao caminhar com competência até o nariz ("pendurado cinco" e "pendurado dez” dedos no nariz de seu Longboard). 
Admiração por Tudor foi um fator importante no renascimento do longboard em 1990.
Apesar do reconhecimento amplo e competindo regularmente no campeonato mundial de longboard, levou sete tentativas antes de finalmente ganhar este evento na Ilhas Canárias em 1998. Devido à sua habilidade em pranchinhas e longboards, em ondas grandes e pequenas, Tudor é amplamente considerado um surfista extremamente versátil, e também é conhecido por ter particularmente a mente aberta. Ele é associado ao longboard típico da década de 60, que ajudou a definir seu estilo longboard suave e fluindo.
Seguindo está história e vendo estes vídeos imagino meu filho (ainda não tenho, mas o Klaus tem três, e um deles anda regularmente com a gente) seguindo ainda com seus pequenos pés os passos do pai, e uma vida repleta de esporte e se divertindo com bons amigos. 



Abs,
Alex.