quinta-feira, 7 de abril de 2011

[Setup] Para que serve o seu Longboard?

Em busca de informações relevantes para quem passa pelo blog aqui vai uma aula completa sobre decks de longboard, seus formatos e para o que foram desenvolvidos. Tenho certeza que vai ajudar muitos de vocês a escolher seu primeiro ou novo deck. Os decks nos proporcionam inúmeras possibilidades de estilo e forma, podendo confundir qualquer um na hora da escolha, e a forma de pensar "é só um pedaço de madeira, tanto faz" não pode ser encarada como verdade. Então para tentar acabar de uma vez com duvidas e o folclore em torno desta questão segue este guia básico que disserta sobre categorias e para o que foram construídos. Isso não quer dizer que o que está sendo mostrado aqui serve apenas para o objetivo principal ao qual foi criado, você pode basicamente andar com qualquer skate em qualquer lugar, porem sofrerá limitações, o que poderá causar dificuldades para realizar as manobras que deseja e consequentemente perceber que fez a compra errada. Acompanhem abaixo as imagens ilustrativas dos formatos dos decks e suas características, lembrando que de marca para marca alguns detalhes podem mudar. 

FREERIDING: um termo usado para descrever qualquer estilo de skate dowhill incluindo drifting, sliding, carve e manobras agressivas. É uma shape simétrico com base de truck drop-through normal ou invertido. O set up de rodas pode ser modificado de acordo com seu gosto podendo variar de 70 á 76mm com dureza de 78A - 89A. Com a evolução da modalidade muitas marcas e atletas estão usando shapes direcionais, como o modelo abaixo com kick tail.




SPEEDBOARDING: para atingir a maior velocidade possível. Os Standard downhill ou "DH" são rigidos e com concave moderado para dar estabilidade, e sem kicktail e vão de 36" a 46". Pode-se usar trucks invertidos drop-through ou top-mount com rodas de 70-100mm e com dureza de 78A-89A. Procure pelos modelos que evitam que a roda encoste no shape (wheelbite) e se prepare para encontrar os mais variados tipos materiais em sua construção.



SLALOM: desviar de cones no flat com o espaço entre cones menor, ou em ladeira com espaço entre cones maior. O tamanho do deck está ligado ao estilo que se pratica. que vai de 30" a 36" com concave simétrico, kicktail não funcional ou apoio para o pé de trás e toe-stops (para travar o pé na base) na frente. Oa trucks são específicos para slalom e rodas variam de 65-77mm com dureza de 77A-85A.



CRUISIN: andar de um lugar para outro da maneira mais confortável possível. Qualquer deck serve para o cruisin e este termo é dito pelos skaters para descrever skates que usam rodas macias. Os decks para Cruisin tendem a ser de tamanho médio para grande e com a lateral larga para proporcionar varias posições para os pés. Os trucks e rodas variam de acordo com a preferência, devendo as rodas serem de dureza média para macia.




CARVING: descer uma ladeira "cavando" de uma lado para outro em curvas agressivas e rápidas, bem parecido com o surfe. Trucks invertidos e rodas com dureza de 75A-85A devem possibilitar a máxima curvatura combinando com uma boa aderência, o tamanho típico ultrapassa 36". Os decks flexíveis se tornaram populares mas não são uma obrigação. 

     

LONG DISTANCE: um estilo que vem crescendo e que se divide em duas modalidades: Long Distance Skating onde o foco e remar longas distâncias e Long Distance Pumping onde a intenção é gerar deslocamento utilizando a técnica do pumping. Os LDS possuem o deck bem rebaixado e os LDP tem o shape parecido com o slalom porém são maiores. As rodas variam de 70mm-76mm e a dureza das rodas vão de 77A-84A dependendo do estilo escolhido pelo skater.



BOARDWALKING: também chamado de "dancing", este shape de freestyle tem foco na abilidade do skater para fazer e criar manobras e truques sobre o deck. São tipicamente construidos entre 40" e até 60" podendo ter concave e ou kick tail ou nose tail. As rodas e trucks são escolhidos para dar ao skater agilidade e controle, pode ter "wheelbite". As rodas variam de 70mm-76mm e 77A-84A de dureza, o truck pode ser do jeito que o skater preferir, convencional ou invertido.


TECHNICAL SLIDING: tem o formato semelhante ao skate street ou skatinho porém maior, vai de 34" a 38", seus truques incluem rotações, com ajuda de luvas, joelheiras e pequenos pulos. Podem usar trucks convencionais com rodas pequenas, porém vem se tornando popular o uso de rodas mais macias com 70mm (como no "freeriding"). 


Grande Abraço e qualquer duvidas a cerca deste post escreva pra gente.
Alex.