sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rodas para Longboard

Já dissertamos sobre rodas em outros posts aqui, mas recentemente temos recebido alguns e-mails perguntando sobre rodas. Nosso amigo Alessandro Frederico nos passou um e-mail que muito vai ajudar as pessoas que ainda estão tendo dificuldades na escolha do seu setup. Fica aqui também o lembrete para todos que quiserem enviar para nós sugestão de posts, posts prontos ou tirar alguma dúvida. Estamos aqui para aprender e tentar passar para todos o máximo de informações possíveis para não haver erros na escolha ou compra de um Longboard.

As rodas dos longboards são construídas com dois diferentes parâmetros: Velocidade e Tração.

As rodas podem ser mais duras ou mais macias, e existe uma classificação de dureza. Rodas mais macias como, por exemplo, uma 75 A é usada para “grippy”, ou aderência, isso significa que a roda é macia, e é afetada pelo peso do skatista, e pelo piso onde roda. As com maior dureza, são tipicamente usadas para velocidade. O ideal é tentar encontrar um equilíbrio entre a tração e a velocidade, de acordo com o seu estilo de skate.

Alguns outros detalhes como a largura da roda, a área de contato com o solo, as bordas também tem um papel importante, para surf ou slalom as rodas de bordas mais quadradas melhoram a tração evitando que a roda derrape com facilidade. Rodas com as bordas mais arredondadas são mais fáceis de derrapar, se um slide estiver nos seus planos, faça a opção por rodas com perfis de bordas mais arredondadas.

Então que tipo de rodas eu devo escolher? Isto realmente depende do que você vai fazer com o seu Longboard! Uma roda entre 65 mm e 70 mm seria uma boa escolha. A Segunda coisa a se pensar seria na dureza de sua roda, 78 A/80 A são as básicas.

Boas rodas para iniciantes podem ser 70 mm e 78 A ou 80 A de dureza, procure uma roda que atenda sua possibilidade financeira, e tenham uma boa tração, e ao mesmo tempo bom controle em maior velocidade.

Segue alguns links de marcas de rodas: