terça-feira, 28 de setembro de 2010

Batalha no centro de Tóquio

A construção de um parque com pistas de skate patrocinado pela Nike, em Shibuya, um dos bairros mais centrais e modernos de Tóquio, virou motivo de guerra entre os sem-teto e a gigante americana. A Nike Inc. assinou um acordo com a prefeitura para renovar o parque, atualmente chamado de Myiashita, e no último fim de semana mais de 30 pessoas que estavam abrigadas ali foram retiradas. Há meses, o projeto é motivo de discórdia: desempregados e sem-teto usam o parque para protestos e manifestações artísticas e dizem que é um dos poucos espaços públicos democráticos que ainda restam numa cidade cada vez mais lotada. A porta-voz da Nike, Yoko Mizukami, citada pelos jornais japoneses , diz que a fabricante de produtos esportivos quer apenas trazer o esporte para mais perto dos japoneses. A Nike pagará, pelos próximos dez anos, cerca de US$ 200 mil anuais para botar seu nome no parque, que passará a se chamar Miyashita Nike Park.
Protestos não são muito comuns no Japão, mas o grupo de sem-teto tem feito barulho em frente às lojas da Nike. Eles querem que os moradores decidam o que é melhor para o parque e ganharam apoio de artistas, que usaram tênis para fazer instalações no espaço disputado, e de ativistas em outras partes do mundo, como França e Austrália. Até um minidocumentário sobre o caso já está no Youtube:



Abs,
Alex.