segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rolamento (bearing)

A pedido, falarei minha opinião sobre rolamentos para longboards.
Muitos e muitos viajam quando a relação é rolamento, não culpo quem anda, mas sim muito vendedores que acabam falando coisas que nem sempre são verdades. O primeiro ponto é em relação a "classificação" Abec. Hoje no mercado encontramos desde o Abec 1 ate o Abec 11, agora a diferença entre eles, pra mim, é pouca, falo isso porque tenho um amigo, que usava um Abec 1, e eu usava um Nsk - rolamento usado na área de industria, e nós dois corríamos praticamente a mesma coisa, em termos de desenvolvimento de velocidade, tenho pra mim que com o tempo de uso, todos rolamento da "linha" Abec desenvolverão da mesma forma, a diferença se torna perceptível quando colocamos algo mais refinado, como um red bones, ou um Nsk também. pois a variação de 1 á 11 na escala dos Abec, só diz com respeito ao tamanho das esferas, que varia muito pouco, e também com o material. Então se te falarem que tal skate tem um rolamento Abec 7 ou ate mesmo um rolamento Abec 11, isso não prova nada, talvez um Nsk tenha mais vida útil do que um Abec da vida. Agora quando falamos de rolamento importados, como Red Bones e os demais, a historia muda. A diferença se da na forma construtiva, não são todos importados, mas como, por exemplo, o red bones, ele possui uma armação interna para segurar as esferas, feita de nylon, o que proporciona a possibilidade de limpeza e lubrificação diferente dos que são blindados. Em termos de desenvolvimento de velocidade, também são bons, por se tratarem de um produto que possui certa tecnologia envolvida. Resumindo, se um rolamento estiver em boas condições, emitindo pouco ruído, e liberdade para girar, ele te atendera, a diferença é a vida util. segue a foto de um Nsk "aberto" esse por sua vez tem suporte para as esferas feito de metal. Não sei se consegui tirar as duvidas, caso ainda reste alguma, só encaminhar um email, responderemos em seguida.