segunda-feira, 7 de março de 2011

60POLEGADAS {NO OLLIE. NO KICKFLIP. JUST NOSERIDING.}


O euamolongboard sempre presou a opnião e as ideias dos leitores, afinal como sempre digo o blog é de todos, e sem muita conversa venho aqui trazer mais um parceiro e amigo do euamolongboard. Com vocês o 60POLEGADAS, ninguem melhor pra dizer sobre doque seu proprio criador, então ta ai.
 

"O 60POLEGADAS começou como uma forma que eu encontrei para organizar  minhas pesquisas e referências sobre longboard skate com uma pegada mais clássica, que fosse esteticamente mais próxima possível do estilo do surf clássico, o qual acho muito bonito. Então, descobri que não havia quase nada que tratasse especificamente sobre  
isso no universo do skate. A influência em relação ao surf no skate se limitava mais   àquela coisa dos 70, do ride mais agressivo das shortboards. Logo, a fonte mais óbvia para minhas pesquisas seriam os registros mais antigos dos anos 50 e 60, onde aparecia todo aquele set de manobras e movimentos que me fascinavam pelo estilo suave e elegância natural com que eram executados.




Então os posts sobre o surf clássico no blog, funcionam mais como referências inspiradoras para quem curte transpor todos aqueles movimentos classudos, e cheios de vibe, para as ruas.

Assim, achei interessante organizar todos aqueles links, apontamentos, ilustrações e tudo mais que eu vinha criando e coletando como fonte de inspiração sobre o tema e compartilhá-los num só lugar. Com isso o 60POLEGADAS construiu um olhar bastante peculiar e específico sobre o longboard, e de repente, comecei a notar que havia muitas outras pessoas, assim como eu, interessadas nesse tipo de ride e vivência do longboard skate. Percebi que há até uma crescente tendência, lá fora e aqui também, em resgatar esse vínculo ancestral e meio perdido entre o surf e o skate, que muito além de um resgate estético e formal, é um resgate do espírito harmonioso e de integração entre você, os outros e seu meio, e é justamente esse o ponto que faz com que tudo isso ultrapasse os limites do esporte, para contaminar a vida. Descobri que surfar as ruas pode ser uma experiência tão incrível e reveladora quanto surfar uma onda, tudo dependerá em última instância, de sua motivação interior e do olhar que você lança sobre seu mundo.

Dessa forma, nessa tentativa de resgatar esse espírito no long, segui pela contra-mão ajustando o foco do blog na descoberta das pequenas, valentes e muitas vezes solitárias iniciativas, que possuem um grande poder de transformação social e do indivíduo, seja pelo design cuidadoso e sustentável de suas criações, seja pela relação mais calorosa, íntima e humanizada estabelecida na equação board X shaper X rider.

Enfim, o blog tornou-se uma oportunidade de conhecer e compartilhar com os outros, um pouco da história desses ilustres personagens e suas valiosas experiências, que muito além da simples diversão, podem influenciar de maneira positiva, a forma com que as pessoas vivem e se relacionam. E isso é maravilhoso!

Com essa história toda, fiz muitos amigo e surgiram alguns convites para trabalhos colaborativos, lá fora e aqui. Comecei a colaborar mês passado na Revista PARAFINA (www.revistaparafina.com.br), com as ilustrações do Mestre Noronha e agora também (em primeira mão!), está prestes a sair uns boards clássicos com ilustrações minhas no bottom, que fiz em parceria com uma marca californiana que aprecio e respeito muito. Enfim, são as coisas rolando pela simples força do nosso carma!

Bem, embora o 60POLEGADAS aborde hoje, de uma forma mais sistêmica e abrangente, todos os aspectos e expressões que gravitam em torno dessa cultura no longboard skate, ele continua sendo um espaço low-profile, descompromissado e sem a menor regularidade nos posts (risos). Por isso, digo aos amigos que acompanhar o 60POLEGADAS é antes de tudo um exercício de paciência e contentamento! (risos)."


Agradeço desde então ao 60POLEGADAS pela atenção e ajuda, e que continuemos por muito tempo ai, sempre juntos no mesmo proposito: longboard.

Abração a todos
Vinícius