sábado, 27 de agosto de 2011

Siebert 60 x Loaded Bhangra X Loaded Dancer

Nós do blog e nossos amigos gostamos de conhecer e andar em modelos e setups diferentes de Longs e um dos motivos que vocês já devem ter notado é que amamos o Longboard. Hoje a maioria dos nossos amigos tem no mínimo dois modelos em casa.
Isso nos ajuda a responder algumas perguntas como a de um leitor que pediu uma resenha sobre os modelos Siebert 60”, Loaded Dancer, Loaded Bhangra.

Para começar a conversa, são 3 modelos de acabamento, qualidade e durabilidade excelente. Além destes pontos em comum, são três modelos com ótimo tamanho para quem quer desenvolver o dancin ou boardwalking. O que realmente os diferencia são detalhes que farão o Longboarder aprimorar melhor o estilo que deseja.

Escreveram este post:
Vinícius Binotte – Siebert 60
Alexandre Guerra – Loaded Bhangra
Leonardo Higa – Loaded Dancer

Siebert 60”: Provavelmente vocês sabem da nossa amizade com Felipe Siebert, mas fiquem tranqüilos que apesar dos nossos laços o Modelo Siebert 60” fala por si só.
De extremo bom gosto e acabamento, este é um dos longboards mais bonitos que já conheci. Á idéia de juntar duas cores de madeira dá a este modelo estilo suficientes para incontáveis elogios.
Um deck de madeira com marchetaria (Canela e Marfim), reforçado com fibra de vidro, com 152cm de comprimento (60 polegadas) com 2,75 Kg.
Rígido, plano (sem concave e kick tail/nose), sem wheel wells (recorte na parte inferior para evitar o contato das rodas com o deck), sem lixa o que para alguns pode gerar um desconforto ou falta de equilíbrio. Porém ideal para quem gosta de andar descalço e também de dar uma vida mais longa a sola dos seus tênis já que a lixa acelera este desgaste.
Ideal para quem quer desenvolver um estilo mais clássico de dancing ou boardwalking.

Meu Setup:
Truck Randal 180
Rodas: 80A Orangatang InHeat.



Loaded Bhangra: Primeiramente me chamou atenção pelo desenho da lixa que não se apresenta na parte central do deck, muito bem pensado pela Loaded para facilitar as manobras de giro. A lixa também é mais grossa nas partes do “nose” e “tail” para dar mais “grip” em manobras que utilizam esta área. A arte da um toque especial porque foge do comum e ao invés de ser pintada é queimada.
Como sempre andei em decks menores, até 42” a impressão que o Bhangra é grande e pesado acabou sendo desmascarada com o tempo.

Hoje depois de me dedicar exclusivamente a este deck durante os últimos 3 meses posso dizer a todos que o Bhangra é leve, ágil, versátil e bem diferente do seu antecessor, o Dancer. Acredito que muito disto é devido também a distância entre eixos de 32,75” comparável ao de placas menores.
Tem um concave suave que garante estabilidade da base “abraçando seu pés” e “kicks” maiores que facilitam a “pegada” para manobras como manual, shovit, ollie e etc. A primeira vista parece simétrico, mas não é, a parte de trás sofre um corte menor que a da frente e seu kick tail possui uma inclinação e base maiores.
Devido a sua construção o Bhangra me proporcionou executar manobras bem mais rápidas, isto é com mais velocidade e com a sensação de segurança bem maior do que faço em decks menores. É este o contraponto para os que desconhecem este deck e não acreditam, ele é extremamente ágil por isso não se enganem com o seu comprimento.

A grande dica aqui é usar rodas até 70mm, trucks sem peds e se possível rolamentos mais velozes para compensar a roda menor, a maioria dos longboarders usam rodas 75mm que acabam desenvolvendo mais velocidade devido ao seu tamanho.

A camada de cortiça visível no meio da placa proporciona um passeio suave, pois absorve os atritos durante o percurso, conceito e tecnologia caminhando juntos.
Em sua construção não há fibra de vidro. Aparentemente, há camadas de bambu coladas juntas com uma camada de cortiça usando um epóxi especial que eles chamam Loaded Bio-resina.

Percebi até o momento dois problemas, seu tamanho é um incomodo na hora do transporte, e suas lixas quando novas machucam bastante quando entram em contato com qualquer parte do corpo, se prepare para perder algumas digitais.
Tem dois níveis de flexibilidade Flex 1: 150-250+ lbs, 69-113+Kg  Flex 2: 90-190+ lbs, 40-86+kg. Comprimento 48.5”/123cm, Largura 9.5”/24cm

Meu Setup:
Deck: Loaded Bhangra Flex 2
Trucks: Randal 180
Rodas: Orangatang Stimulus 86A
Amortecedores/Buchas: Venom SHR Barrels 83 e 86
Rolamentos: Bones Swiss Ceramics

É isso, para mim o Bhangra é uma grande surpresa, daquelas que você espera encontrar aos pés da árvore de natal, caso você não acredite em Papai Noel vá até a loja mais próxima.



Loaded Dancer: Quem pegou, pegou! Infelizmente a Loaded News Letter publicou no ano passado que o shape Loaded Dancer sairia de linha. Hoje, a procura por esta relíquia torna-se cada vez maior.

Assistindo o famoso promotinal vídeo percebe-se logo de início que a “Dançarina” da Loaded chegou para criar mais uma categoria para o longboard skate. Com o 55pol. de comprimento (em torno de 1,40m), o shape é bastante estável e o espaço é ideal para combinações de manobras como Cross-Step, Back-Step, Peter-Pan, giros e outras manobras de dancing. É bastante divertido tanto para quem está mandando a manobra quanto para quem está assistindo aquele movimento contínuo fluindo com “naturalidade”.
Uma diferença bastante característica do Dancer dentre os “grandões” é a sutil curvatura
ascendente no Nose e no Tail que facilitam as manobras de salto e manual. É incrível como isso faz diferença!
A Flexibilidade também é um dos pontos significantes. É bastante importante que o seu
peso seja compatível com o Flex (Flex1: 72-105kg e Flex2: 45-77kg) para que o shape possa amortecer a manobra facilitando o próximo passo.
Posso dizer que em certas situações, o peso e o tamanho podem ser considerados como
pontos negativos. Riders acostumados com longbards de tamanhos tradicionais terá um pouco de dificuldade no início. O uso do peso do seu corpo para movimentar o shape é a palavra-chave.

Enfim, embora o Dancer seja mais recomendado para algumas manobras do que outras, os vídeos principalmente daqueles dois moleques tem mostrado que nada é impossível. \o/

Meu Setup:
Deck: Loaded Dancer Flex 2
Trucks: Paris 180
Rodas: Orangatang InHeat 80A