segunda-feira, 11 de março de 2013

Educação, consciência, respeito e busca pela convivência

Entre um papo sobre rodas, shapes e trucks entra na conversa os problemas que volta e meia ocorrem entre skaters, ciclistas, patinadores, pedestres, motoristas e etc. Nunca chegamos ao fim deste tema polêmico, mas sempre deixamos as portas abertas para mais debates e idéias. 

Regras de segurança e convivência vêm tomando corpo em várias cidades e começam a ser debatidas pelo poder público. Infelizmente acidentes envolvendo carros, pedestres, bicicletas, patins, skate e etc são cada vez mais comuns. Seja no dia a dia aonde são utilizados como meio de transporte alternativo ou mesmo nas ruas de lazer criadas em diversas cidades espalhadas pelo Brasil.

Todos querem ter direito ao seu espaço e estão dispostos a lutar, muitas vezes de forma violenta e destemperada, o que vem causando um clima de animosidade e desrespeito aonde deveríamos ter educação e boa convivência. Isso fica claro sempre que pergunto a algum amigo ou conhecido se algum já passou por problemas assim. A resposta sempre é positiva.

De quem é a culpa? Afirmo, é de todos nós! Estamos tão preocupados em manter o nosso espaço que esquecemos de pensar no coletivo. É neste momento que negligenciamos o valor do outro e "atropelamos" a importância de uma convivência harmônica.

Educação, consciência, respeito e busca pela convivência, acredito muito nestas palavras e creio que elas podem formar uma cartilha básica para uma mudança de atitudes positivas. Normas, leis e punição fazem parte do pacote e devem vir por aí para tentar organizar o aumento de todos estes meios de transporte e lazer.


Reflitam, pensem! O mais importante é sairmos e voltarmos para casa com o mesmo sorriso.


Foto: Vinícius Binotte