quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Absurdo: Isto ainda acontece

Coluna Maurício Prates - Jornal A tribuna 22/11/2011



Infelizmente, não é de hoje que o skate atrai discursos contra a sua prática e a proibição, que já foi decretada por Jânio Quadros na Cidade de São Paulo no longínquo ano de 1988, torna-se uma bandeira recorrente a ser erguida pelos “defensores da ordem pública” em diversas cidades pelo Brasil! 

Nós Skaters de qualquer natureza possuímos o impulso imediato de levantar nossos decks e nossas vozes contra qualquer que seja o pensamento contrário a nossa filosofia. Filosofia esta que está presente em algumas palavras de ordem como: liberdade, respeito e amizade. Também estamos sempre prontos a reivindicar espaços públicos destinados à prática do nosso esporte, mesmo sabendo que nosso habitat natural é a rua. 

Hoje o skate exerce vários papéis dentro da nossa sociedade, além do papel econômico de geração direta e indireta de empregos, é meio de transporte não poluente assim como as bicicletas e em várias partes do mundo dividimos, lado a lado, os corredores de ciclovias. O skate é ponto de partida para vários projetos sociais que visam o resgate da dignidade e inclusão social de pessoas que foram colocadas à margem pelo Estado. Por tudo dito até aqui, rechaço com veemência suas palavras, o skate não é um “brinquedo”! 

Minha sugestão ao Prefeito de Vitória é que copie Nova Iorque, Barcelona ou Madrid, que incentivam o uso do skate por toda a cidade e isso não as impede de estarem entre as cidades mais visitadas do mundo. Felizmente, não é proibindo o skate que se incentiva o turismo e sim mudando o pensamento e as atitudes do Estado e da população. Entretanto, pelo visto, se dependermos destas mudanças continuaremos com as porteiras da nossa fazendinha  chamada Vitória, capital do estado do Espirito Santo, ainda fechadas. 

É com tristeza que chego á conclusão que mais pessoas pensem desta forma, tão tacanha, não só em nossa cidade, envenenadas pela falta de informação, visão estreita ou por mero preconceito. Ainda insistem em ver a nossa comunidade sob uma ótica míope. 

De qualquer forma obrigado pela oportunidade de continuarmos mostrando a um número cada vez maior de pessoas o que faz do skate, o segundo esporte mais praticado em nosso país e sem dúvida o mais amado. 

Fica registrada nossa indignação contra tais palavras que por meio do Jornal “A Tribuna” atingiram de forma vil toda nossa comunidade.