quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Longboard Concave - Saiba um pouco mais


Atendendo o pedido de um leitor escrevi algumas linhas, rápidas e praticas sobre 3 tipos de concave. Como sempre dizemos aqui, não somos os donos da verdade e caso haja algum erro ou alguém queira complementar ou debater nossas colocações fiquem a vontade para dialogar conosco.
Espero que este post esteja claro e ajude vocês a entenderem um pouco mais sobre estas três formas.  


Hoje a maioria das marcas trabalha com 3 tipos de concave nos decks de longboard: Camber, Rocker e W. 

Camber: Normalmente visto em decks flexíveis, aqueles feitos de Bambu. O formato camber juntamente com a construção em bambu ajuda a absorver as vibrações tornando o passeio mais macio e confortável. A tendência do deck em formato camber é ser mais leve e não apropriado para altas velocidades. Outra utilidade é proporcionar a técnica de pumping para atingir e manter velocidade sem dar muitas remadas. 



Rocker: É exatamente o oposto, não é associado aos decks flex, proporciona uma sensação de segurança com pés travados sobre o deck, certamente é este tipo de sensação que alguns riders preferem. Recomendado também para o freeride em ladeiras mais velozes, pois proporciona maior controle e slides com mais segurança.

 

W Concave: É uma elevação na parte central do deck. O W funciona bem para velocidade e slides, pois, trava e acomoda bem os pés para melhorar estas praticas. Alguns riders, isto me inclui, acham o W concave desconfortável, mas é tudo uma questão de preferência extremamente pessoal. Para os de primeira viagem sugiro testar um W concave antes de comprá-lo. 
Pessoalmente também não indico o W para o dancing ou freestyle, a aterrissagem sobre o deck tem maior probabilidade de causar torções e quedas por perda de equilíbrio. 

W