sábado, 20 de outubro de 2012

Extensores de Eixo


Muitos aqui já devem ter visto, talvez alguns até tenham tentado e usado, ou ainda usam, a estes peço opiniões caso tenham, e ao que não viram, estou aqui para falar dos extensores de eixo, um produto inteligente que torna aquele seu truck ainda mais versátil.

Os extensores possuem uma construção bem simples, e as vezes até relativamente fácil de ser feita ou copiada. Falo copiada, pois pelo que me parece a Surf-Rodz primeira idealizadora do projeto e até onde eu sei é a única que veio comercializa-lo, porém não dispõem mais desta peça para venda em seu site oficial.

A Surf-Rodz, quando comercializava as peças, dispunha de duas ou três opção até onde me recordo. Ambas eram de encaixe em truck com eixo de 8mm, porém haviam duas possibilidade de adaptação, uma que o eixo continuava a ter o mesmo diâmetro como o da foto ao lado, e outro que era um pouco menor porém redimensionava o eixo para o diâmetro de 10mm. 

Uma pena a Surf-Rodz parar de fabricar ou somente comercializar as peças, pois uma pessoa que tem um truck 150mm pode com essa adaptação se assim posso chamar, ter um truck de 180mm ou as vezes até mais, algo que na minha opinião é bem legal pois te tira da zona de conforto, mudando seu jeito de andar e te deixando apto a novas situações.

Sempre tive a curiosidade de ultilizar  os adaptadores, mas nunca tive a oportunidade de compra-los e como agora não tem mais essa possibilidade vou ser obrigado a me aventurar a tornear alguns cilindros pra buscar mais um pouco de diversão no long. Realmente não sei qual vai ser a mudança de comportamento no long pois tenho um Randal 180mm e qualquer 10mm de cada lado vai fazer um diferença brutal.

Aos aventureiros que gostam que fazer com as mãos coisas relativamente simples como eu, vale ressaltar que na peça existe um parafuso que mosqueia (trava) a peça no eixo do truck, evitando assim que a mesma se mova. Abaixo segue um projeto de um extensor de 10mm e uma foto com os modelos de extensores disponibilizados pela marca.