sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeitura de Vitória rema junto com o Skate

Ontem (17/01/2013) fui convidado para fazer parte de um grupo afim de iniciarmos os diálogos com a Prefeitura de Vitória, neste primeiro contato representada pelos secretários Max da Mata (Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana) e Wallace Nascimento (Secretário de Esportes e Lazer). 

O assunto foi sobre a grande polêmica em torno da utilização do Calçadão da Praia de Camburi. Após esta primeira reunião recebemos um convite do prefeito Luciano Rezende para uma outra reunião nesta manhã (18/01/2013).

De acordo com a prefeitura a palavra PROIBIÇÃO nunca esteve em pauta e a forma encontrada neste primeiro momento foi orientar os skatistas e patinadores a usarem a ciclovia, prevenindo assim, possíveis acidentes decorrentes do maior fluxo presente nesta época do ano no Calçadão.

Para nós e para a população em geral a comunicação chegou com status de proibição, amplamente divulgada pelos jornais e noticiários da cidade. Este ruido gerou desconforto e indignação de toda comunidade do skate.

Ressalto que desde o primeiro contato com os secretários até o agradecimento final do prefeito, as duas reuniões caminharam sempre buscando a melhor solução para o problema, a troca de idéias, as sugestões e o compromisso em mantermos as portas e o diálogo sempre abertos.

Chegamos ao seguinte acordo:



Prefeito Luciano Rezende


-Não está proibido o uso do calçadão para prática de skate ou patins em nenhum horário;

-A prefeitura pede nossa ajuda, compreensão e muita atenção dos skatistas e patinadores durante o horário de pico do calçadão. De 6 ás 8 e de 18 ás 22 hrs a prefeitura gostaria de ter o nosso apoio e preferencialmente utilizarmos a ciclovia para locomoção;

-Caso o skatista ou patinador se recuse, ninguém vai obriga-lo, a prefeitura pede bom senso mutuo nos horários de pico em virtude da grande massa de pessoas que se aglomera no calçadão;  

-De 18 ás 22 hrs o último estacionamento será fechado para uso de patins e skates;

Frisando que esta é uma medida apenas para o período do verão, em caráter emergencial e também experimental, devido a cobrança do Ministério Público para que o município tomasse alguma atitude, caso contrario medidas contra a gestão atual seriam aplicadas.

Foi pedido pelo prefeito que caso haja algum abuso por parte da guarda municipal durante a abordagem em qualquer skatista ou patinador, que uma reclamação seja encaminhada para prefeitura, a guarda está ali apenas para orientar. 

A prefeitura de Vitória tem planos e projetos para ampliar as áreas destinadas ao skate, várias medidas de médio e longo prazo foram também conversadas, as portas para os skatistas estão todas abertas dentro da prefeitura. Agora cabe a todos nós aproveitarmos este momento com calma, sabedoria e respeito.

Site da Prefeitura com mais informações sobre a reunião