Depois de algum tempo sem dissertarmos sobre as peças do Longboard, vou começar hoje uma conversa sobre cada parte do seu setup. Meu intuito e fazer o leitor ter mais certeza do que quer e assim se sentir mais seguro na hora da compra.
Acredito que a primeira parte deste dilema deve ser resolvida com a seguinte pergunta: "Quanto eu tenho para gastar?". Depois de saber esta resposta, vem a pesquisa e aqui vou tentar fazer uma síntese, ser o menos prolixo e o mais objetivo possível.
As rodas são feitas de uretano e possuem características diversas. Sua escolha influencia no conforto, peso do setup completo, facilita o grip (aderência) ou slides (deslises/rasgadas) e velocidade. Cinco fatores que devem ser considerados na escolha: dureza, área de contato, tamanho da roda, lip (borda) e posição do core (núcleo). Estas cinco características bem escolhidas dão ao rider a possibilidade de desenvolver melhor suas necessidades dentro do tipo de role escolhido.
Entendendo a nomenclatura:
Lip: Lábio - Contact Pach: Área de Contato - Diameter: Tamanho da Roda - Core: Núcleo
Dureza:
São os números das rodas entes da referencia A. Exemplo 80 A, quanto menor o número mais macias são as rodas. Rodas mais macias tem maior aderência ao piso, dando ao piloto maior controle em curvas e drifts. O peso do piloto também influência o comportamento da roda, riders mais leves tem mais dificuldade de comprimir o contato da roda com o piso, se a sua opção for ter aderência e você for leve opte por rodas mais moles. Já o piloto mais pesado comprime mais as rodas podendo torna-las ovais e também ter perda de velocidade. Riders mais pesados podem usar rodas mais duras para tentar chegar no ponto de equilíbrio entre aderência, durabilidade e velocidade.
Rodas mais duras lhe darão slides com mais facilidade, antes uma dica. Se você é iniciante e costuma dar slides no plano, rodas mais duras são essenciais, procure as 83 ou 86A. No caso de slides em ladeiras com maior velocidade procure o equilíbrio entre grip e slides controlados. Um exemplo, sou leve e normalmente uso 86A para o plano, mas quando vou para ladeiras de maior acentuação e velocidade uso 80A.
Área de contato:
Quanto menor a área de contato, menor o atrito com o solo e isso irá facilitar os slides, porém, lhe darão menos controle nas curvas e drifts. Procure equilibrar estas forças de acordo com sua necessidade.
Tamanho da Roda:
Rodas maiores aceleram mais lentamente, porém, possuem maior aceleração em alta. Rodas menores funcionam ao contrário. Se seu objetivo é atingir maior velocidade possível opte por rodas maiores.
Lip:
Rodas com lábios finos tem mais aderência ao solo, são indicadas para quem quer grande aderência em curvas. Indicadas para Speed (não técnico), Slalom, Cruising e Dancing. Rodas quadradas sólidas, não tem tanta aderência em curvas e dão controle e consistência nos drifts. Indicadas para Speed técnico e Freeride em alta. Bordas redondas sólidas, não tem característica de aderência, tem uma transição suave entre grip e drift. Indicadas para Freeride em velocidade baixa até medias/altas.
Bordas Redondas Sólidas |
Core:
O posicionamento do core está ligado aos tipos diferentes de bordas dos dois lados da roda. São 3 tipos de core: Center-Set, core no centro que faz a roda ter as bordas similares. Tem mais pressão nas curvas e drifts, proporcionam mais controle e hook-up (volta do drift pro grip). Riders iniciantes tendem a achar o hook-up das Center-set forte, podendo ser lançados do skate. Side-set, core no limite da borda interna, menor pressão em curvas e drifts saindo fáceis em slides com hook-up suave, são indicadas para iniciantes. Off-set, tem seu “core” entre o centro e a borda, funciona como um meio termo entre Center e Side-sets, são as mais usadas e mais versáteis pois permitem com diferentes tipos de bordas que se adaptam a diversas situações.
Dica: É o conjunto destas configurações que irão dar ao rider a melhor opção para o seu estilo ou disciplina, o que pode ser perfeito para você pode não ser para outra pessoa. Skate é algo pessoal, use estas dicas analisando o seu perfil de "pilotagem" e boa escolha.