domingo, 17 de novembro de 2013

[Setup] Rodas para Longboard - Tudo ou quase tudo que você precisa saber

Depois de algum tempo sem dissertarmos sobre as peças do Longboard, vou começar hoje uma conversa sobre cada parte do seu setup. Meu intuito e fazer o leitor ter mais certeza do que quer e assim se sentir mais seguro na hora da compra.

Acredito que a primeira parte deste dilema deve ser resolvida com a seguinte pergunta: "Quanto eu tenho para gastar?". Depois de saber esta resposta, vem a pesquisa e aqui vou tentar fazer uma síntese, ser o menos prolixo e o mais objetivo possível.

As rodas são feitas de uretano e possuem características diversas. Sua escolha influencia no conforto, peso do setup completo, facilita o grip (aderência) ou slides (deslises/rasgadas) e velocidade. Cinco fatores que devem ser considerados na escolha: dureza, área de contato, tamanho da roda, lip (borda) e posição do core (núcleo). Estas cinco características bem escolhidas dão ao rider a possibilidade de desenvolver melhor suas necessidades dentro do tipo de role escolhido. 

Entendendo a nomenclatura: 
Lip: Lábio - Contact Pach: Área de Contato - Diameter: Tamanho da Roda - Core: Núcleo



Dureza: 
São os números das rodas entes da referencia A. Exemplo 80 A, quanto menor o número mais macias são as rodas. Rodas mais macias tem maior aderência ao piso, dando ao piloto maior controle em curvas e drifts. O peso do piloto também influência o comportamento da roda, riders mais leves tem mais dificuldade de comprimir o contato da roda com o piso, se a sua opção for ter aderência e você for leve opte por rodas mais moles. Já o piloto mais pesado comprime mais as rodas podendo torna-las ovais e também ter perda de velocidade. Riders mais pesados podem usar rodas mais duras para tentar chegar no ponto de equilíbrio entre aderência, durabilidade e velocidade.

Rodas mais duras lhe darão slides com mais facilidade, antes uma dica. Se você é iniciante e costuma dar slides no plano, rodas mais duras são essenciais, procure as 83 ou 86A. No caso de slides em ladeiras com maior velocidade procure o equilíbrio entre grip e slides controlados. Um exemplo, sou leve e normalmente uso 86A para o plano, mas quando vou para ladeiras de maior acentuação e velocidade uso 80A.

    



Área de contato: 
Quanto menor a área de contato, menor o atrito com o solo e isso irá facilitar os slides, porém, lhe darão menos controle nas curvas e drifts. Procure equilibrar estas forças de acordo com sua necessidade.



Tamanho da Roda: 
Rodas maiores aceleram mais lentamente, porém, possuem maior aceleração em alta. Rodas menores funcionam ao contrário. Se seu objetivo é atingir maior velocidade possível opte por rodas maiores.


Lip: 
Rodas com lábios finos tem mais aderência ao solo, são indicadas para quem quer grande aderência em curvas. Indicadas para Speed (não técnico), Slalom, Cruising e Dancing. Rodas quadradas sólidas, não tem tanta aderência em curvas e dão controle e consistência nos drifts. Indicadas para Speed técnico e Freeride em alta. Bordas redondas sólidas, não tem característica de aderência, tem uma transição suave entre grip e drift. Indicadas para Freeride em velocidade baixa até medias/altas.


Bordas Redondas Sólidas
Bordas Quadradas com Lábios
Bordas Quadradas Sólidas
Core: 
O posicionamento do core está ligado aos tipos diferentes de bordas dos dois lados da roda. São 3 tipos de core: Center-Set, core no centro que faz a roda ter as bordas similares. Tem mais pressão nas curvas e drifts, proporcionam mais controle e hook-up (volta do drift pro grip). Riders iniciantes tendem a achar o hook-up das Center-set forte, podendo ser lançados do skate. Side-set, core no limite da borda interna, menor pressão em curvas e drifts saindo fáceis em slides com hook-up suave, são indicadas para iniciantes. Off-set, tem seu “core” entre o centro e a borda, funciona como um meio termo entre Center e Side-sets, são as mais usadas e mais versáteis pois permitem com diferentes tipos de bordas que se adaptam a diversas situações. 



Dica: É o conjunto destas configurações que irão dar ao rider a melhor opção para o seu estilo ou disciplina, o que pode ser perfeito para você pode não ser para outra pessoa. Skate é algo pessoal, use estas dicas analisando o seu perfil de "pilotagem" e boa escolha.