terça-feira, 16 de abril de 2013

1a Etapa do Partiu Downhill de Speed Skate (Serra, ES - Local : Secreto em Campinho da Serra)




O que é um evento de longboard? Com certeza não é exposição na mídia, não é dinheiro, não se trata de acomodações de primeira ou passagens de primeira classe até o pico.

Campeonato de longboard se trata de 14 horas de viagem em um ônibus, dividir um quarto com 5 amigos, emprestar a rodinha para o amigo descer a bateria, é trazer cadeiras de praia para a família curtir e torcer. Campeonato de longboard é sentar na grama para assistir as baterias e depois comer um churrasco bebendo uma cerveja gelada.



Claro que também é sangue, suor e lagrimas. Neste caso, pouco sangue, muito calor e lagrimas de emoção.

Sampa, Bahia, Rio, ES, Juiz de Fora... longboard all over!



Vamos começar por um feito único e extraordinário proporcionado pelo atleta Derek Rabelo. Quem não reconhece o nome, procure pelos videos dele surfando Pipeline. Derek é cego desde a infância devido a um glaucoma, mas nunca optou por evitar aventuras, e um dia pediu ao pai para entrar em uma escolinha de surf. Isso o levou ao Havaí, onde conheceu seus ídolos que deixaram a praia de Pipeline só para Derek surfar suas ondas.







A novidade é que Derek agora desce ladeiras. Isso mesmo. Utilizando-se do exemplo de atletas paralímpicos, Derek conta com a ajuda de um atleta-guia para realizar o percurso. Eu pensei que fossem descer em uma velocidade moderada, mas mal consegui tirar fotos, já que ambos os atletas se jogaram com força, com a intenção de fazer tempo para as provas principais. Insano e não houve quem não pulasse e gritasse com a descida do Derek.




Derek sendo cumprimentado por todos



Isso dito, os atletas das chaves principais também não deixaram a desejar. Tivemos representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e outros. Vários grupos de Longboard, e comunidades presentes!





No sábado, os tempos foram tomados até a luz do sol ter ido embora. Além da categoria open, devemos destacar que as categorias juniors, feminina e masters foram muito competitivas e interessantes de se ver. Os garotos prometem, e estaremos de olho. Os masters deram show de bom humor, e deixaram claro que não é só competição que importa. As meninas também chamaram a atenção da platéia. Todas com a base encaixada, e se jogando com força nas curvas.







A estrutura do evento foi montada na beira da estrada, que não oferece condições para nada, mas foi o suficiente para que a apresentação das baterias fosse competente e transmitisse muita emoção aos presentes.





























Os resultados foram os seguintes:

Caio Cezar

Open:
Caio Cezar
Kelter Belarmino Tomate
Romulo Conde
Renan Lage

Junior:
Romulo Conde
Felipe Camilo
Renan Barbosa
Philipe Diniz

Master:
Juba Sam
Fabio Lock
Fernando Brant Vitoriano
Lauro Loureiro 



Feminina:
Jeovana Vazzoler
Jessica Souza
Isadora Guimarães Carneiro
Adrienny Muniz






Nossos parabéns aos organizadores e aos atletas, e como parte do público, esperamos a próxima etapa!