terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoje eu andei num Cadillac..




É pessoal, a espera valeu.
Imaginem o que é você ficar namorando um objeto à distância. Havia tempo que tinha visto um skate como esse nos pés do Adam Colton. Desde então, eu ficava olhando o site do fabricante, pensando se devia trazer ou não; a configuração que eu queria ia ficar cara, e com o tamanho que tem, a Receita Federal jamais deixaria de cobrar taxa de importação, o que inviabilizaria o sonho.

Bem, eis que anos depois (exatamente há 1 semana atrás), decobri o Felipe Siebert, e a Siebert Skateboards (eles também fabricam pranchas de surf, mas isso é outro site). São de Florianópolis, e traduziram o skate nos detalhes. A diferença, é a escolha do material usado (um sanduíche de ripas de diferentes tipos de árvores, utilizando-se da melhor qualidade de suas fibras), e a forma quase artesanal de fazer o deck. Isso te dá o olho do shaper Márcio Justos, coisa que máquina não tem.

Vamos ao comentários.

Eu quis equipar esse skate, quis fazer valer a espera, portanto a escolha foi:

- Rolamentos Bones de Cerâmica



- Rodas Orangatanga "In Heat" - 75mm 80a



- Truck Randall 180mm




Como disse o Vinícius, "rolamento de cerâmica vai forte até contra o vento", e é verdade, e hoje o vento Sul entrou com força. Realmente funciona. Com o vento de popa, pega um turbo.

As In Heat são fantásticas para o dancing. Grudam mesmo, e como o nome já diz, o grip aumenta com o atrito+velocidade. Isso te dá estabilidade.

UPDATE: Os Randall de 180mm são os clássicos para essa modalidade de longboard, pois curvam que é uma beleza. Digo inclusive que quem comprar, deve apertar bastante antes de ir andar, pois eles vem muito soltos de fábrica. Dica do Vinícius e Alex: troquem os copinhos (ou arruelas) da parte inferior do truck, pois estes são muito pequenos e conforme você vai andando os amortecedores vão "escorregando" e escapando da arruela. Rapidamente após alguns rolês percebe-se a diferença e em pouco tempo os amortecedores acabam estragando. Isto é fato! Tivemos um colega que perdeu os amortecedores, que diga-se de passagem, são excelentes para serem perdidos por um detalhe. Vamos colocar fotos em um outro post para ilustrar melhor o que acontece.

Bem, a vedete do dia realmente foi o deck. Para quem ainda não sabe o que é dancing, aqui está mais uma vez o video. O shape funciona muito bem. De início estranhei um pouco a largura, porém rapidamente a gente se acostuma. O skate funciona através do trabalho de bordas, ou seja, tem que aproveitar as curvas para as manobras, portanto isso explica a necessidade de um truck bom de curvas, rodas que te dão estabilidade e grip, e rolamentos para a velocidade.

Vejam bem, o deck funciona. Você curva, e ele obedece na hora. Para quem conhece uns videos antigos de surf, vai se ligar nas jogadas de barriga, ou as "barrigadas" que os surfers davam para equilibrar melhor sem abrir a base quando estavam mais para a rabeta.

Apesar do que podem pensar por causa do tamanho, é bem leve, e me parece resistente também, mas ainda não arrisquei um flip.


O cubo taí prá dar uma idéia de tamanho

É óbvio que meu julgamento está comprometido, mas não acho que vou largar esse mimo tão cedo.

Os videos vem aí...