quarta-feira, 24 de julho de 2013

Loaded Tesseract x Landyachtz Tomahawk‬

Recentemente estes dois decks tiveram destaque entre os lançamentos em 2013 e muito tem se comentado sobre o Tomahawk e o Tesseract. Ambos são decks versáteis e por suas características se aplicam para várias modalidades como downhill, freeride, freestyle e até dancing. Infelizmente ainda não pude testa-los pessoalmente, então pesquisando suas características cheguei nas conclusões a seguir.


  

Os dois modelos tem em comum seu tamanho, ambos com 39" ou 99 centímetros. A largura vária um pouco, o Tesseract possui 9,5"/24 cm e o Tomahawk 10"/25,4cm. O que caracteriza um maior espaço para controlar o deck com o mínimo de movimento dos pés. Usando a mesma largura de truck, um deck mais largo vira mais que um deck mais fino, pois possui alavanca maior. Apesar da pouca diferença o Tomahawk tende a possuir agilidade maior.

WheelBase do Loaded é múltipla, podendo se mover de 24,5" para 26"/62.2cm para 66cm já o Land possui uma unica de 25,5"/64,77cm. A WB menor implica em maior agilidade e maiores ângulos de curvatura, e WB maiores lhe dará mais estabilidade porém menor ângulo de curvatura, se comportando melhor em alta velocidade.

Nose é tail de ambos são bem funcionais, não consegui as medidas do Land, mas analisando-os possuem tamanho e inclinação para facilitar manobras como manual, shovit, ollie e etc. Com relação ao peso, não encontrei a descrição do Tomahawk, mas acredito que devam ser bem similares de acordo com suas características de construção. 

Ambos são simétricos, possuem um leve concave em W, rocker e wheel well flares, o que os torna confortáveis até para grandes distâncias. A diferença fica por conta do micro drop do Land, o que ajuda na fixação dos pés durante o freeride dando mais confiança nos slides. O Tesseract conta com gaspedal, que é a borda com lixa, o que dá mais atrito que uma borda redonda, porém menor que uma borda quadrada, caso do Tomahawk.
  
No contexto geral noto muita semelhança entre os dois modelos e sinto que a maior diferença entre eles está na múltipla wheelbase do modelo da Loaded que da ao rider a condição de buscar mais ou menos estabilidade ou mais ou menos curvatura.

Se o dinheiro não é um problema, que deck você escolhe e porque? Alguns gostam mais do gaspedals do Tesseract mas no geral muitos riders preferem decks com bordas como o Landyachtz. A escolha é de cada um.