segunda-feira, 25 de novembro de 2013

[Setup] Trucks para Longboard - Tudo ou quase tudo que você precisa saber

Basicamente estão divididos em três modelos, standard, invertidos e simuladores de surf.

Standard: mais utilizados em skates menores, skatinho e slalom aonde a velocidade é mais baixa. São trucks que viram bastante com pouco esforço proporcionando maior agilidade, porém menor estabilidade. Ultimamente até alguns riders de dancing, Freestyle, freeride e até speed técnico estão utilizado na busca de maior agilidade. Não é indicado para iniciantes pois como dito não são estáveis.



Invertidos: são mais estáveis proporcionando aos riders maior estabilidade e controle, são excelentes para altas velocidades. Tornaram-se uma excelente opção para o Longboard pois consegue conjugar um meio termo entre estabilidade e agilidade.



Simuladores de surf: Para atender a necessidade de vários riders foram desenvolvidos para causar a sensação do surf, podem ser mais altos que os trucks convencionais. Não são indicados para velocidade, mais apropriados para andar do flat ou ladeiras de baixa inclinação e não são indicados para alta performance.



Importante citar algumas relações com o Eixo (AXLE) e o Parafuso Central (KingPin):

Eixo offset: Posição do KingPin abaixo dos eixos. Possuem maior manobrabilidade.



Eixo centerset: Posição do KingPin alinhado com o eixo. Menos ágil, porém mais estável.






Eixo móvel: Cada marca possui uma forma de unir o eixo as traves, podendo ser fixos, removíveis ou intercambiáveis. 



Largura do cabide ou trave (Hanger): quanto mais largos maior estabilidade em altas velocidades, porém tem maior raio de curvatura e menos grip. Traves menores tem menor raio de curvatura, tornando-se mais ariscas em alta velocidade.

Ângulo/Base do Truck (BasePlate): Quanto maior o ângulo em relação a base do truck maior a sua resposta, porém será mais instável. Ângulos menores são mais indicados para alta velocidade aonde é necessário mais estabilidade. Comumente encontramos trucks de 30° até 52°.