segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

[Setup] Bushing/Amortecedores - Tudo ou quase tudo que você precisa saber

Muitas vezes excluídos na escolha de um setup, os bushings apesar de pequenos são fundamentais para dar ao rider um fino ajuste no desempenho do seu skate. Aprendendo e conhecendo melhor estes pequenos e coloridos pedaços de uretano você pode melhorar significativamente seu rolê. 

São feitos de uretano (mesmo material da rodas), proporcionalmente baratos comparados com as outras peças, mas tem um grande impacto no role. Usados corretamente se adaptam para diferentes modalidades e situações. Como as rodas eles possuem dureza que são compatíveis com seu tipo de rolê e peso.

Responsáveis diretos pela estabilidade e amortecimento, possuem diferentes formulas e formatos. Sua função é atuar no rebote do truck, que basicamente é a ação de retornar o truck para o centro. Sua regulagem permite mais ou menos rebote que influencia diretamente na estabilidade do skate. 

Mais rebote curvas mais fechadas e agressivas com menos estabilidade, indicado para velocidades menores. Menos rebote, maior estabilidade, apropriado para rolês com maior velocidade.



Existem várias marcas no mercado, cada uma utiliza uma fórmula na composição do seu bushing e além disso existem alguns formatos diferentes, o que muda sua resposta.

Você notará que com o tempo o seu amortecedor muda de comportamento, ele acaba perdendo a sua capacidade de rebote, então é chegada a hora de troca-lo.

As formas de amortecedores mais comuns utilizadas pelos longboarders são: 

Barril: bucha em forma cilíndrica, proporciona maior estabilidade. Recomendado para freeride e downhill.
Cone: bucha cônica, mais utilizado para slalom, iniciantes que andam sem fazer muito “carve” podem sentir falta de estabilidade.

As formas dos Bushing:
1) Cone: Ideal para carving e slalom. Curvas mais fechadas. Maior agilidade e menos estabilidade. Pode ser conjugado com um Bushing Cone na parte de baixo para melhorar a estabilidade.
2)Barril: Mais versátil, se adapta a várias modalidades, funciona como um meio termo entre agilidade e estabilidade.
3)Eliminator: Ideal para o downhill, proporciona estabilidade.
4)"Stepped Cones": Também mais indicados para o downhill, este promporciona um pouco mais de agilidade.

Dicas: Lembrando que isto não é uma regra.
Carving: Cone/Cone - Freeride: Barril/Cone - Technical Downhill: Barril/Barril - Downhill: Barril/Eliminator


Dica da marca de amortecedores Venom com sugestões de setups que variam de acordo com seu peso e seu tipo de longboard. Lembrando que isto não é uma regra.