sexta-feira, 17 de abril de 2015

[Opinião] Tênis para Skate

Nos últimos anos utilizei vários pares de tênis de marcas distintas para andar de skate e gostaria de falar um pouco sobre essa experiência com vocês. Nós do euamolongboard.com NÃO temos nenhum vínculo com nenhuma marca de tênis e este post não é uma matéria paga, trata-se apenas da impressão de um consumidor que procura uma melhor relação de custo beneficio para praticar o esporte que mais ama.

Assim como muitos aqui sou admirador da Vans por toda história da marca e sua relação com o skate. Porém devido ao alto custo (para o meu bolso) de seus tênis modelos Old Skool (sim é assim que eles chamam por lá), em média R$ 269,90 decidi testar outras marcas. Hoje os Vans são feitos no Brasil e mesmo assim sua relação de preço comparado ao preço vendido nos EUA 55,00 dólares em média, ainda é muito caro. O Custo Brasil é alto!

Vans
Sempre usei o modelo Old Skool, e comparando percebi como peca pela falta de conforto, palmilha seca e fina. É um tênis duro que melhora depois de vários roles, demora para deixar você sentir o skate no pé. Porém veste bem, encaixa perfeitamente no meu pé devido a sua altura ideal na parte dos tornozelos e calcanhares. Minha maior crítica fica por conta do solado que dura pouco. É um tênis pesado comparado com outras marcas.



Mad Rats 
Primeiro tênis brasileiro de skate, qualquer semelhança com um Vans não é mera coincidência. Criado nos anos 1980, mais precisamente em 1983 a marca continua firme no mercado até os dias de hoje. Inclusive patrocina alguns atletas de downhill e tem um modelo assinado pelo Douglas Dalua.

Usei o modelo Old School de lona tradicional que tem um bom preço, em média R$ 130,00 mas já encontrei até por R$ 119,00. Algumas críticas, solado também de baixa durabilidade, senti falta de conforto por conta das palmilhas muito finas, assim como o Vans. O modelo cano baixo não encaixou bem no meu pé, ficou saindo por falta de um melhor encaixe na parte dos calcanhares. Senti falta de confiança no role por conta disso, minha impressão era que o tênis poderia sair a qualquer momento. Solução, cadarço bem apertado e meia do avesso para ter mais aderência!

Também já usei o mesmo modelo de cano alto que apresentou as mesmas características do cano baixo, porém é claro sem o problema de encaixe, vestiu perfeitamente.



Air Walk
Modelo Pro Rony Gomes, em média R$ 139,00 que é um bom preço. Um tênis leve e confortável, assim como todos os outros tem um bom acabamento. Porém assim como os demais pecou pela pouca durabilidade do solado, encaixou bem, me deu segurança no role. Sobre a palmilha também semelhante aos outros modelos já citados, mais conforto seria ideal. Sua maior qualidade é que deixa você sentir o skate desde o primeiro role.



OUS 
Modelo Perito. Como disse no primeiro parágrafo, o que me atrai em um produto é a relação custo x beneficio. Adquiri um produto com um custo de R$ 209,00 e recebi um beneficio muito maior. Destaco principalmente o conforto e a durabilidade deste modelo da OUS. A palmilha é supermacia e confortável, o que de imediato me deu uma sensação de bem estar nos tornozelos e joelhos. É um tênis que deixa você sentir o skate desde o primeiro role e isso conta muito na minha opinião. Destaco como diferencial o forro respirável que proporciona maior conforto.


ALL STAR
Havia me esquecido que usei muito All Star durante um bom tempo. Aquela história, barato comparado com todos os outros. Eu colocava a palmilha de silicone porque meus joelhos e tornozelos doíam depois do role. É um tênis bem basicão, sem frescura. Não me da confiança na hora de executar manobras pois não deixa o pé sentir o skate, principalmente na parte do bico.



DICAS
Procure sempre comprar tênis originais, não caia no conto do "é tudo igual". Duas dicas que utilizo e acho válidas para resolver o problema de conforto. Retiro as palmilhas originais e coloco palmilhas de silicone. Para melhorar o encaixe e dar mais firmeza e segurança coloco duas meias, com uma do lado avesso para dar mais grip. Caso a meia seja grossa utilizo uma do lado do avesso. Assim que testar outras marcas e modelos irei complementando minhas impressões e atualizando este post.

Grande Abraço para todos.
Espero ter contribuído de alguma forma.