quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E os estilos? (by Alex)

Então, dica do Richard!
Ele é um carioca que nos mandou um mail muito legal, e pediu que a gente postasse algo falando sobre as modalidades de longboard. Vamos tentar, pois pesquisando eu descobri que há mais do que eu imaginava.

Slide:
Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide. Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época). Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil. Com destaque ao tri campeão mundial Sérgio Yuppie.



Dicas de Equipamentos: Shape: o mais escolhido é o formato similar ao “skatinho” porem em dimenções maiores, mas isso não impede a utilização de outro tipo de shape. Rodas: quanto maior a dureza melhor, o slide sai mais fácil com rodas mais estreitas e com menos área de contato.

Freestyle:
Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Cada skatista efetua suas combinações de manobras em um tempo pré-estipulado. Hoje, esta modalidade esta voltando com força no mundo inteiro e os seus principais skatistas ainda são os portugueses chamados Tiago.L (cabelinhos) Diogo.D (skateman) e Per Canguru representando o Brasil. Muitas manobras do street vem do freestyle



Dicas de Equipamentos: Shape mais flexivel, as rodas vão do estilo do rolê e podem ser de tamanho e dureza variados.

Freeride:
Consiste em descer ladeira executando manobras de slide porém atingindo uma maior velocidade. Com características bem próximas á modalidade Slide, porém com setups completamente diferentes que vão desde diferenças no shape, tamanho e dureza de rodas e trucks. Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o freeride consegue equilibrar agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta praticantes hoje em dia. 



Dicas: Shape: Rebaixados pois jogam o centro de gravidade para baixo, rodas mais moles para um melhor “grip”.

DownHill Stand-up (SPEED):
Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são: macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade. O recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 113 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia em outubro de 2007. Ano que também deu um enorme destaque aos "speedeiros" brasileros junto ao ranking mundial da IGSA (Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.



Slalom:
Em homenagem ao Richard (esta é a modalidade que ele mais gosta de praticar)! O slalom é old school total. Foi uma das primeiras modalidades de skate a ter um formato próprio de competição. Consiste em descer uma laderia fazendo zigue-zague em cones, no menor tempo possível, com o menor número de obstáculos derrubados. Exige habilidade e equilibrio extremos.




Bem, tem mais coisa para falar, mas vai ter que ser em outro post. Já tem muito prá digerir aí. Richard: promessa é dívida, e nós queremos as fotos das sessions aí na Cidade Maravilhosa!

Good rides!!