quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bossa Boards

Já tem um tempo que estamos segurando esta matéria com a Bossa Boards por um motivo bem simples, faze-la bem feita!!! Dando a esta marca brasileira e carioca o valor que realmente seus produtos e sonhos merecem. Para tanto fizemos contato com Nicolai, engenheiro, designer industrial e criador da marca. Abaixo segue uma entrevista que esclarece duvidas sobre a marca e o produto. Devido ao grande profissionalismo mostrado em nossa conversa e que também é colocado nos longboars concluímos que a Bossa Boards tem tudo para estar sob os pés de muitos longboarders espalhados pelo mundo, embalando os corações e almas com este novo ritmo brasileiro, a Bossa Boards!!!

Recomendo a todos que leiam a entrevista na integra, tenho certeza que irão aprender um pouco mais sobre a parte técnica do Skate Longboard.

Visitem o site http://www.bossaboards.com/ 

Agradecemos imensamente ao Nicolai da Bossa Boards pela atenção dispensada a nós, e desde sempre desejamos muito sucesso, que a Bossa Boards realize seus sonhos e objetivos!!!

1- O que lhe motivou a criar a bossa boards?
Quando comecei a andar de longboard percebi um “gap” no mercado brasileiro de skate. Existia vasta diversidade de modelos de long “populares”, mas faltava oferta de produtos nacionais comparaveis em performance com os produtos importados. Era difícil encontrar uma marca nacional que se dedicasse a esse seguimento, com materiais e tecnologia avancada. Comecei a pensar no assunto. Sou engenheiro e designer industrial e trabalhava na area de desenvolvimento de projetos de produtos industriais. A crise que afetou as industrias em 2009 deixou o mercado de design meio abalado o que acabou me impulsionando para largar o emprego e começar a bossa boards.


2- Quanto tempo levou até a aprovação do primeiro modelo?
Foi um caminho longo. Comecei a pesquisa de materiais, tecnologia e assuntos afins no final de 2008. Levei um tempo desenvolvendo todo o equipamento para produção como prensa e forno pois queria me preparar já para uma produção em série. Além disso outro desafio foi encontrar aqui no Brasil os fornecedores e materiais que gostaria de usar. Passada essa fase, iniciaram-se os testes dos protótipos e o desenvolvimento das formulas das resinas até chegar a um resultado combinado satisfatório no qual a prancha desse todas as respostas de performance que eu esperava.  Quando os resultados ficaram bons mesmo, no comeco de Maio botei o site no ar e tudo comecou...

3- Você anda de Longboard?
Claro que sim. Foi por esse motivo que criei a bossa boards. Eu surfo e ando de skate de diferentes tamanhos e estilos de pranchas, e gosto de alternar entre as pranchas (tanto de surf quanto skate) dependendo do humor ou das condicoes. O cross training que acontece entre os dois esportes é muito bom, um ajuda a aperfeiçoar o estilo do outro. Se você fosse me perguntar qual meu modelo de prancha favorito, eu realmente não saberia responder, acho que gosto de todos, cada um por suas peculiaridades.

4- Qual seria a trilha sonora para uma session com um bossa boards nos pés?
Essa é uma boa pergunta. Obviamente a bossa nova tem alguma influencia na concepção da marca, mas muito mais no espírito da bossa nova – no que diz respeito ao estilo de vida carioca e o clima do movimento. Não existe a intenção de se fazer de fato uma marca retrô e sim um revival do longboard que é uma prancha retro, mas revista com jeito e tecnologia atual. Essa mesma linha de raciocínio se aplica na escolha da minha trilha sonora, acho que o ideal seria algum tipo de jazz mais moderno como Medeski Martin and Wood, Erik Truffaz e até Red Snapper (no álbum Pale Blue Dot), mas acho que definitivamente a trilha sonora vai depender da prancha que você está usando, de onde você está e do que você está fazendo com ela.

5- Fale um pouco sobre os modelos da bossa boards, tanto da construção quanto da concepção.
Existe a tendência atual no mercado internacional do modelo rebaixado, simétrico e com flex, que até agora não tinha sido explorado pelas marcas nacionais. Em 2009 você já podia encontrar esse lançamento em todas as marcas internacionais. Por esse motivo optei por desenvolver primeiro o modelo SIM39” que como o nome já diz é simétrico, tem 39” e base aberta, com a intenção de ser uma prancha para carving e freeride. Esse modelo tem um ótimo flex e boa resposta.
Estudando um pouco mais o público que eu esperava atingir, percebi que ele não era totalmente atendido por esse modelo. Esse público é um pouco mais maduro que não esperam da prancha manobras radicais e fortes como slides e também não querem descer ladeiras. Por isso creiei a linha dos PINTAILS que foram pensados para se andar “sem tirar a roda do asfalto”. São modelos mais verdadeiramente clássicos de skates longboard, planejados para pumping e cruising, com boa performance no plano te dando como resposta um movimento mais fluído, uma sensação de surf de linha. Mas dentro da linha você tem pranchas com comportamentos diferentes. O pintail 33” é uma “máquina de pumping”, muito ágil e leve, com base razoavelmente curta e é uma experiência bem diferente do pintail 42” que é um cruiser de estilo clássico mas com alguma força no pé e técnica é possível embala-lo como um longboarder progressivo embala um pranchão na onda.
Todos os pintails tem bastante espaço no bico para que seu pé fique na posição certa e encontre bastante apoio.
Os simétricos e os pintails tem camber diferentes. O pico do camber nos simétricos é mais no meio da prancha para que você se posicione mais ao centro, como no snowboard. Já nos pintails o posicionamento é mais para frente e por conseqüência o camber também é realocado mais para frente da prancha.

6- Qual o posicionamento em relação ao varejo? Veremos bossa boards vendendo em lojas ou somente pelo site?
A opção pela venda direta via site foi determinante por alguns motivos. Primeiro porque a empresa é muito nova e o custo para produção de uma remessa grande de pranchas para ficarem estocadas em lojas revendedoras é muito alto e por hora inviável. Alem disso temos em linha 5 modelos (com um sexto em fase final de desenvolvimento para ser lançado em breve) com 3 flexes, a combinação desses modelos e flexes faz com que seja melhor financeiramente nós trabalharmos sob encomenda do que criar um estoque tão diversificado para pronta entrega. Um outro motivo é de ordem filosófica – a bossa boards foi concebida para oferecer um produto exclusivo e dar esse atendimento diferenciado e personalizado ao cliente é um fator relevante nessa equação. A produção massificada semi anônima não é o nosso foco, acreditamos que isso comprometa a atenção aos detalhes e atendimento aos nossos clientes. Mas não me entenda mal, não queremos que o produto seja customizado a ponto que demande uma produção artesanal, mas queremos oferecer ao cliente a oportunidade de optar pelo flex e modelo certos para ele e que ele tenha um canal direto com a produção para tirar suas dúvidas e entender melhor nossas pranchas. 

7- Para qual perfil de publico a marca direciona seu foco atualmente?
O mercado brasileiro é grande e está em crescimento. Existe um grande interesse pelo longboard. Dentro dele nós definimos dois segmentos principais.
Um segmento é de pessoas que vem do skatinho e que optaram por trocar suas pranchas rígidas pelos longboards porque buscam a performance e a velocidade que a prancha pode oferecer no freeride e em manobras radicais, além de ter maior durabilidade. Com isso em mente desenvolvemos pranchas usando a mesma tecnologia de snowboards que oferecem tudo o que você pode esperar de um equipamento esportivo de alta performance.
O outro segmento é de um público um pouco mais maduro que procura um produto diferenciado e com alta qualidade percebida, feito com bons materiais e aparência sofisticada, menos estigmatizado e que fuja do visual clichê skate-punk com o qual esse público não se identifica. Por isso nossos produtos são bare bone com acabamento que deixa aparente o bambu natural, bem tratado e feito com atenção aos detalhes. A aplicação e aparência da marca também foi desenvolvida com essa preocupação. Nesse mesmo raciocínio optamos pela lixa sprayed on que deixa o material aparente, o que na verdade deixa até a produção mais difícil porque nada pode sair errado pois não existe grafismo, pintura ou lixa para camuflar.

8- Patrocina algum atleta? Se não, esta seria uma possível ação?
No momento damos apoio ao Thiago Nobre que é um freerider carioca com estilo bem versátil – anda em ladeiras, bowls, faz slides e todo tipo de manobras que você pode imaginar. A parceria com ele tem sido muito importante para testarmos ao extremo a durabilidade das nossas pranchas. Alem disso seu feedback aliado a sua experiência no skate levaram ao desenvolvimento de um sexto modelo que entrará em linha para atender pessoas com o perfil dele. Esse modelo é um simétrico com mais nose e tail para facilitar a execução de manobras como shove-its, manuals e etc. Você pode ver a performance do Thiago com uma prancha bossa boards nos vídeos que estão postados no youtube e na nossa pagina no facebook.

9- Faz alguma ação de marketing para divulgar a marca?
Nesse momento inicial resolvemos fazer um “soft opening”, divulgando a marca boca a boca e com ações pontuais de contato direto com o público alvo levando as pranchas para test-drives em alguns “picos” aqui do Rio, como na praia de Ipanema aos domingos e praia da Macumba. Acreditamos que é extremamente importante que o público entenda na pratica os principais diferenciais das nossas pranchas e com certeza não tem melhor propaganda que isso. Essa ação é determinante para que a boa reputação da marca se construa diretamente pela opnião das pessoas que experimentam e ficam satisfeitas com o que experenciam. Por enquanto essa ação só acontece aqui no Rio, mas já estamos conversando com amigos em Floripa e São Paulo para expandir esse tipo de experiência para essas cidades. Alem disso criamos uma pagina no
Facebook que e um espaco aberto para todos trocarem ideias sobre as pranchas, marcar “roles” e outros eventos e compartilhar fotos e videos.

10- Planos para o futuro?
Queremos consolidar a marca e segurar nossa posição no mercado, para isso queremos crescer em infra estrutura para podermos desenvolver novos produtos com a mesma filosofia nesse seguimento. Queremos dar ao brasileiro um produto nacional de alta qualidade e que atenda de verdade as suas necessidades. Ainda temos muito trabalho pela frente e acredite não mostramos tudo que temos para oferecer!

11- Por ultimo fale o que quiser para os nossos leitores.
Galera, a bossa boards foi criada para fazer pranchas do jeito que nós mesmos gostamos, com todos os detalhes que gostaríamos de encontrar numa prancha ideal. Agora ta na hora de andar!




















Abs,
Alex.