quarta-feira, 27 de julho de 2011

Skate Longboard: Meio de Transporte

Em 1940 um escritor chamado Ernest Hemingway dizia que somos um todo, e tudo quanto afeta qualquer das partes afeta de um modo ou de outro todas as mais. Antevendo o que décadas à frente chamaríamos de globalização, Hemingway norteava as gerações futuras a pensar não somente individualmente, mas coletivamente. Pelo visto não aprendemos com os livros, tão pouco com a história.  
Estamos vivendo em um tempo onde a política econômica aponta para um crescimento insustentável da indústria automobilística, cada dia que passa vemos e sentimos o impacto do aumento dos veículos motorizados, sejam eles carros ou motos.
Infelizmente nosso governo não planeja nossas vias e cidades para esta crescente demanda, o importante é vender e arrecadar impostos, e a cada dia que passa temos mais trânsito, mais poluição, menos vagas e perdemos mais tempo dentro dos nossos carros... e no nosso bolso mais custos para bancarmos nossos veículos.
A ineficiência, a falta de fiscalização, falta de conforto, falta de segurança... tornam o sistema de transporte público uma opção distante para várias pessoas que poderiam sim utiliza-lo, no entanto acabam contribuindo para o aumento do quadro caótico da mobilidade urbana nas nossas cidades.
Com este cenário surgem meios de transporte alternativos, antes somente a Bicicleta e hoje também o Skate Longboard está sendo utilizado em número cada vez maior. Sendo assim estes dois meios combinam perfeitamente suas virtudes de pouco impacto ambiental - o planeta agradece - com inúmeros benefícios a saúde – economia no sistema de saúde pública. Penso que estes dois motivos já são suficientes para que nossos governantes pensem em debater mais sobre opções de transporte e deslocamento urbano e nós também deveríamos nos unir ainda mais para pleitearmos estas soluções.
Hoje é imprescindível pensarmos com amplitude cada vez maior, não só em termos de ciclovia, mas em “multivia” para atender todos que por qualquer circunstância queiram se locomover de outra forma que não seja motorizada. Motivar a população neste sentido é vital para termos no horizonte um futuro melhor.
Não quero disputar espaço, quero dividir um espaço e ter nele a segurança de poder ir e vir respeitando e sendo respeitado pelas leis de trânsito. O que não quero é ficar a mercê de motoristas imprudentes e inconsequentes que nunca são punidos por seus atos.
O vídeo abaixo mostra um pouco como os Longboarders da cidade de Nova Iorque estão tentando achar seu espaço nas ruas e se locomover com segurança e eficiência.    
Fica a idéia para todos que passam por aqui pensarem que a cada dia os problemas urbanos crescem, e que devemos criar formas de nos sentirmos e cuidarmos melhor de nós, dos outros e das nossas cidades.       

"In this special report from Push Culture News Brian Davenport with the help of Freestyle skateboard champion, and SURE Skateboards owner, Rob Rodriguez explain the principles of safe riding in an urban environment. We then skate cross town to meet with Theseus Williams to learn about a couple new braking techniques. Ride hard, ride fast, ride responsible!"


Abraço,
Alex.