terça-feira, 22 de maio de 2012

Review: Dervish Sama

Ele está chegando, e eu sei que muitos de vocês estão esperando ansiosos para compra-lo. Portanto acho que este review pode ajuda-los a entender um pouco mais sobre este Dervish Sama. Primeiramente posso dizer que essencialmente é o mesmo Dervish que você conheceu, mas com algumas pequenas modificações para torná-lo ainda melhor e mais versátil.




As medidas da placa são semelhantes aos do antigo Dervish . Eles fizeram o deck um pouco maior pois alongaram os kicks de Nose/Tail. Assim para acomodar esta área o deck cresceu de 41,5 "para 42,8". O deck é também ½ "mais largo do que costumava ser, e tem agora 9". Continua com a mesma distância entre eixos de 31,5 ". A construção também é a mesma, verticalmente laminado com núcleo de bambu prensado entre epóxi e tri-axial de fibra de vidro e corte de precisão CNC.

O concave do Sama parece ser um pouco mais acentuado que o antigo modelo, mas sua forma continua sendo a soma de um deck camber com concave. Esta que é a base de vários modelos da Loaded, que da ao skater a opção do pumping (empurrar o deck para o chão, como se fosse uma mola, para conseguir velocidade sem colocar os pés no chão).

Uma mudança sutil, mas uma grande vantagem na minha opinião é que Loaded finalmente esqueceu a lixa transparente de spray, conseguindo assim melhorar a aderência deste deck, que segue o mesmo conceito do Bhangra, lixa um pouco mais grossa nos kicks e mais fina ao longo do deck. Seus pés vão sentir mais confiança e estabilidade durante as manobras e estas lixas vão durar mais tempo.

Então, alguns de vocês podem estar se perguntando: "O que estas mudanças querem dizer?"
Bem, já que a distância entre eixos permaneceu a mesma, isso significa que o comprimento extra foi colocado no nose/tail tornando-os mais funcionais na hora das manobras, como manual e shuv-it, seus pés agora não vão escorregar para fora do deck.

½ polegada de largura faz diferença também, pois lhe dará maior confiança juntamente com as novas lixas e o concave mais acentuado. Você vai sentir mais segurança nos cross steps e não vai mais se preocupar com seus pés escorregando para fora do deck nos slides. Devido ao desenho da placa (drop through, symmetrical shape) o Sama promove um bom desempenho entre o freeride e o freestyle. Seu peso ficou em torno de 7 libras o que faz este deck ser um ótimo aliado quando o assunto e se transportar pela cidade.

Outra novidade é que o Sama tem a opção de três níveis de flex. As regras são basicamente as mesmas que existem para o modelo TanTien. Você tem que fazer a conta de peso, estabilidade, estilo a ser desenvolvido e velocidade.

Resumindo toda essa conversa, o Sama continua seguindo a linha do Dervish, carving e freeride em ladeiras de baixa velocidade. Para escolher o modelo certo a dica é se você quer algo que vai ser mais estável em altas velocidades e mais durável, pense em um flex mais rígido, caso você queira algo mais para pumping e carving escolha um mais flexível.

Bom gente, é isso, espero ter ajudado um pouco aqueles que procuram entender um pouco mais deste novo modelo. Qualquer pergunta, critica ou etc, vocês sabem o caminho.

Abraço.