quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Signal Hill Speed Run - 1975-1978

Signal Hill Speed Run foi o primeiro evento do mundo de Downhill e um dos eventos que resultou no moderno X-Games. Ocorreu de 1975-1978 em Signal Hill, Califórnia, marcando uma página importante na história do esporte. Muitos dos campeonatos de velocidade tem suas raízes inspiradas no Signal Hill. 

Em julho de 2010, a Signal Hill Redevelopment Agency e a Tunnel Products firmaram um acordo para produzir um vídeo documentário sobre o Speed ​​Run Signal Hill, realizado de 1975 a 1978. O filme está em fase de conclusão. Para mais informações você pode ir na página do Signal Hill no Facebook.

Cartaz do evento
Greg Mitre em 1976 no Speed Run. Photo by Bobby Smith. 
Em 1976 Sam Puccio Jr. faltou o batismo de sua filha para competir, deitado de costas em um skate caseiro formado de uma prancha de dois por seis, cronometrou 54 mph, ganhando os US $ 1.000.

Puristas do skate alegaram  que o verdadeiro skate significava estar em seus próprios dois pés, enquanto outros disseram que as regras não proibirem o estilo único de Puccio.

Puccio é creditado como sendo o primeiro a competir em um estilo street luge, então conhecido como lay-down skate, um esporte que fez o seu caminho para o X Games da ESPN em 1995.

Prêmio de 1.000,00 dólares para o vencedor Sam Puccio Jr.  
Foi a partir deste evento que o downhill começou a mudar em termos de desenvolvimento de produtos, incentivando o esporte como um todo, incluindo corridas de luge e a introdução de mulheres para o esporte. 

Em 1977 uma polêmica se seguiu quando Leslie Jo Ritzma queria se inscrever no campeonato. "Eu perguntei se havia mulheres na corrida, e eles me disseram que não foram autorizadas a entrar. Pensei que era estúpido", lembra ela. Depois de apelar, ela foi autorizada a competir, mas ela nunca tinha feito qualquer tipo de skate downhill. Ela teve tempo suficiente para praticar antes do evento, fazendo um Downhill de 51 mph. Foi o suficiente para colocá-la no Guinness Book como a mais rápida skatista mulher do mundo.


Don Beaumea dando autografos em 1978.


Visão da ladeira
Para encerrar a polêmica, foram criadas divisões separadas, modificados e stand-up, para o evento de 1977. Isso ajudou a igualar as condições de disputa. Também em 1977 a corrida teve uma nova classe de veículos chamados de skate-carros, de aspecto futurista os skates fechados tinham direção por cabos, freios de atrito e pára-quedas para parar. Volantes não eram permitidos.

Michael McCreary no Signal Hill  de 1978. Photo by Jim O'Mahoney.

Hoje o luge e o skate downhill são populares no mundo todo, mas tudo que se faz hoje em termos de campeonatos se remete ao Signal Hill. Vendo os vídeos daquela época chegamos a conclusão de quão eram loucos aqueles skaters, eles desafiavam a morte em cada descida com equipamentos improvisados, skates caseiros e modelos estranhos feitos por eles mesmos.

Guy Grundy. Photo Don Beaumea.

Carro levando os competidores morro acima

Chuy Madrigal em 1976, correndo de braço quebrado com uma proteção de fibra de vidro feita por David Dillberg. 

Abaixo dois vídeos bem interessantes que mostram como eram os eventos e como público e riders corriam sérios riscos. Hoje este tipo de amadorismo não cabe mais dentro das competições de skate, a segurança é uma a prioridade e um pilar fundamental para o desenvolvimento do skate Downhill.