Signal Hill Speed Run foi o primeiro evento do mundo de Downhill e um dos eventos que resultou no moderno X-Games. Ocorreu de 1975-1978 em Signal Hill, Califórnia, marcando uma página importante na história do esporte. Muitos dos campeonatos de velocidade tem suas raízes inspiradas no Signal Hill.
Em julho de 2010, a Signal Hill Redevelopment Agency e a Tunnel Products firmaram um acordo para produzir um vídeo documentário sobre o Speed Run Signal Hill, realizado de 1975 a 1978. O filme está em fase de conclusão. Para mais informações você pode ir na página do Signal Hill no Facebook.
Cartaz do evento |
Em 1976 Sam Puccio Jr. faltou o batismo de sua filha para competir, deitado de costas em um skate caseiro formado de uma prancha de dois por seis, cronometrou 54 mph, ganhando os US $ 1.000.
Puristas do skate alegaram que o verdadeiro skate significava estar em seus próprios dois pés, enquanto outros disseram que as regras não proibirem o estilo único de Puccio.
Puccio é creditado como sendo o primeiro a competir em um estilo street luge, então conhecido como lay-down skate, um esporte que fez o seu caminho para o X Games da ESPN em 1995.
Prêmio de 1.000,00 dólares para o vencedor Sam Puccio Jr. |
Foi a partir deste evento que o downhill começou a mudar em termos de desenvolvimento de produtos, incentivando o esporte como um todo, incluindo corridas de luge e a introdução de mulheres para o esporte.
Em 1977 uma polêmica se seguiu quando Leslie Jo Ritzma queria se inscrever no campeonato. "Eu perguntei se havia mulheres na corrida, e eles me disseram que não foram autorizadas a entrar. Pensei que era estúpido", lembra ela. Depois de apelar, ela foi autorizada a competir, mas ela nunca tinha feito qualquer tipo de skate downhill. Ela teve tempo suficiente para praticar antes do evento, fazendo um Downhill de 51 mph. Foi o suficiente para colocá-la no Guinness Book como a mais rápida skatista mulher do mundo.
Don Beaumea dando autografos em 1978. |
Visão da ladeira |
Guy Grundy. Photo Don Beaumea. |
Carro levando os competidores morro acima |
Chuy Madrigal em 1976, correndo de braço quebrado com uma proteção de fibra de vidro feita por David Dillberg. |
Abaixo dois vídeos bem interessantes que mostram como eram os eventos e como público e riders corriam sérios riscos. Hoje este tipo de amadorismo não cabe mais dentro das competições de skate, a segurança é uma a prioridade e um pilar fundamental para o desenvolvimento do skate Downhill.