terça-feira, 27 de maio de 2014

[Entrevista] euamolongboard.com Entrevista Lotfi Lamaali

Assim como eu e vários outros, Lotfi Lamaali foi apresentado ao Longboard de forma despretensiosa e como um tsunami teve sua vida modificada pelo skate. Hoje, esse simpático Marroquino/Parisiense se tornou mais que um rider patrocinado por marcas importantes, ele é um simbolo de técnica e charme que sabe deslizar como ninguém unindo ao mesmo tempo um estilo criativo, suave e agressivo.

As I and several others have, Lotfi Lamaali was presented to Longboarding unpretentiously and like a tsunami had his life changed by skating. Today, this friendly Moroccan / Parisian became more than a rider sponsored by major brands; he is a symbol of technique and charm. He can slide better than anyone while having a style that is creative, smooth and aggressive.




Sua história com o longboard começou seis anos atrás, inspirado por Adam C. e Adam S. deu seus primeiros passos no Dancing/Freestyle e nunca mais parou. Lotf aprofundou sua relação com skate e se tornou um dos principais nomes dentro da modalidade. Atualmente desenvolve um grande projeto chamado DockSession, aonde reúne semanalmente vários longboarders com a intenção principal de difundir o estilo Dancing/Freestyle para o maior número de pessoas possível.

His history with longboarding started six years ago, inspired by Adam C. and Adam S., he took his first steps towards Dancing/Freestyle and never looked back. Lotf intensified his relationship with skating and became one of the principle names in this style. Currently developing a large project called DockSession, where he unites weekly various longboarders with the main intent to disseminate the style Dancing/Freestyle to as many people as possible.

Abaixo, conheçam um pouco mais de Lotfi Lamaali, que tivemos o prazer e a honra de entrevistar. Sinta em suas palavras a paixão pelo longboard e descubra que por trás deste grande rider também existe um ser humano de grande alma e coração pronto para compartilhar tudo que o skate lhe deu : muito amor e carinho.

Below, learn a little more about Lotfi Lamaali, that we had the honor and pleasure of interviewing. Feel through his words the passion for longboarding and discover that behind the great rider there also exists a human being with a big heart ready to share everything that skating have given him; lots of love and affection. 

+Info:
Instagram: @Lotfiwoodwalker
Twitter: @Thewoodwalker



1- Quem é Lotf Lamaali, por favor se apresente para nós. Idade, trabalho, atividades, nacionalidade, cidade que mora etc.

Sou Lotfi Lamaali ,30 anos, nascido e criado em Casablanca, Marrocos e moro em Paris desde 2006, metade engenheiro de telecomunicações / metade pro longboarder :)

1- Who is Lotf Lamaali, please introduce yourself to us. Age, work, activities, nationality and the city where you reside and so on?

I'm LoTfi Lamaali, 30 years old, born and raised in Casablanca Morocco and i live in Paris since 2006 , Half telecoms engineer / half pro longboarder :)

2- Quanto tempo de longboard? Como foi o começo, tem algumas boas lembranças?

Foi há 6 anos na casa de um amigo , eu vi um skate long estranho deitado no chão . Eu estava curioso para saber como me sentiria ao andar de skate com rodas grandes e de 1 metro, uma vez que eu subi ... bem ... eu nunca mais saí dele até agora. Literalmente, mudou a minha forma de vida. Assim, no início eu comecei de forma automática e procurei os principais pontos de longboard aqui em Paris. Me juntei com alguns riders em Trocadéro, que acabaram se tornardo meus amigos próximos, Alex e Florian . Florian tem um 20 anos de skate e ele teve a gentileza de me ensinar o básico , incluindo hippie jump!



2- How long have you been longboarding? How was the start of it all? Do you have some good memories to share?

It was 6 years ago at a friend’s house , i saw a weird long skateboard laying on the ground . i was curious to see what will feels like to skate the concrete with big wheels and a 1 meter skateboard , once i got on it... well… i never got off of it until now and it literally changed my way of life . so at the beginning i started automaticaly to look for the main longboard spots here in Paris and i joigned some riders on Trocadéro spot who will become my close friends Alex and Florian. Florian is a 20 years experienced skateboarder and he was kind enough to teach me the basics including how to hippie jump on a board !

3- Na pesquisa para realizar esta entrevista vi que você já usou alguns decks, Cosmic Sector 9, Loaded Dancer, Loaded Pintail e Tan Tien. Como foi a transição para o Bhangra que você já usa há algum tempo e quais características você destaca nestes decks.

Sim, de fato, o meu primeiro longboard era um Sector 9 cosmic hole que foi mais uma placa de cruiser, alguns meses mais tarde, depois que eu assisti vários vídeos de Adam C , eu comprei meu primeiro Loaded que era um pintail, em que eu aprendi meus primeiros cross steps, então eu mudei para um Tan tien para aprender meus primeiros slides, depois eu comecei a levar o dancing mais á sério no Loaded Dancer, e em seguida veio o meu amado Bhangra que é e vai ficar sendo meu deck favorito de todos os tempos!

3- While preparing for this interview I saw that you have already used several decks like Cosmic Sector 9, Loaded Dancer, Loaded Pintail e Tan Tien? How was your transition to Bhangra, which you have used for some time now, and which characteristics would you like to share about these decks?

Yes indeed, my very first longboard was a Sector 9 cosmic hole which was more of a cruiser board then, few months later,after i watched several videos from Adam squared , i bought my first loaded which was a pintail, on which i learned my first cross steps, then i switched to a Tan tien to learn my first slides after that i started seriouly dancing tricks on the loaded Dancer and then on my beloved Bhangra which is and will stay my favorite board of all time ! 

4- O Dancer ficou na história e é um clássico, você ainda tem um guardado em casa?

Oh sim, eu ainda tenho o meu Dancer, eu realmente remontei ele recentemente para uma sessão de dancing, isso me trouxe algumas boas lembranças!

4- Dancer is a classic and historical, do you have any tucked away in the house?

Oh yes i still have my Dancer , i actually RE-mounted it recently to take it for a little dancing session , this reminded me some sweet souvenirs !




5- Você é patrocinado pela Loaded, Orangatang e Paris Trucks, um desejo de vários riders. O que isso significa para você e como seus patrocinadores colaboram para sua evolução e para a comunidade longboard?

Sim, de fato eu me sinto sortudo por ter conhecido os caras do Loaded / Otang e Paris trucks. Serei sempre grato a eles por acreditarem em mim , me apoiando e me dado a chance de mostrar o meu trabalho para o mundo. Eles estão diretamente envolvidos em todos os eventos que eu organizo e promovem tudo o que eu faço como um embaixador ( rider da equipe ) para aumentar a comunidade longboard aqui na França e em qualquer outro lugar no mundo.

5- You are sponsored by Loaded, Orangatang and Paris Trucks which is the dream of many riders. What does this mean to you? Also, how do your sponsors help you and the longboard community evolve?

Yes indeed i feel lucky to have met the guys from Loaded/Otang and Paris trucks and i will always be thankful to them for believing in me, supporting me and giving me the chance to bring my work to the world. They are directly involved in all the events that i might organise by promoting all that i do as an ambassador (team rider) to raise the longboard community locally here in France and spreading the stoke everywhere else in the world

6- Gosta de futebol? Já que o Marrocos não virá para a copa no Brasil você vai torcer para qual seleção?

Meu pai era um jogador profissional de futebol, eu cresci com todas as histórias de futebol , no Marrocos o futebol é o esporte favorito do povo. É claro que eu gosto de futebol e sim é muito ruim Marrocos não estar presente na copa do mundo, mas já que eu sou francês também, obviamente, torcerei para França.

6- Do you like Soccer? Since Morocco will not be going to the World Cup in Brazil, who will you cheer for?

My Father was a pro soccer player back in time , i grew up with all the soccer stories he told me , and also in Morocco soccer is THE national favorite sport so, yes i like soccer and yeah that’s too bad Morocco will not be present at the next world cup, but since i’m french as well i will obviously support France team.

7- Aqui no Brasil quando um atleta se destaca em alguma modalidade, logo as pessoas dizem: Ele é o Pelé da natação, o Pelé da Bicicleta ou o Pelé do Skate e por ai vai. Para o Frances você é o Zidane do Longboard?

Oh man, essa é uma pergunta difícil , eu realmente não posso responder isso , eu prefiro deixar as pessoas darem sua opinião sobre o meu longboard . Tudo o que posso dizer é que, como Pelé ou Zidane, eu só espero que o meu trabalho inspire as pessoas e as motive para pegar um skate e irem para rua se divertir!


7- Here in Brazil, when an athlete stands out in any sport, shortly thereafter the people say: He is the Pele of swimming, the Pele of cycling or the Pele of Skating and so on? For France, are you the Zidane of longboarding?

Oh man that’s a hard question, i can’t really answer that , i’d rather let people giving they own opinion about my longboarding. All i can say is , as Pelé or Zidane might did , i only hope that my work have inspired people and gave them the motivation to grab a board, go outside and have fun !

8- Quais skaters te inspiraram e o que te inspira para continuar evoluindo no esporte?

Descobri o Freestyle pela primeira vez assistindo vídeos do Rodney Mullen, mas na época eu não estava fazendo nenhum tipo de esporte urbano. Então, quando eu descobri o longboard minhas primeiras inspirações de dancing vieram até mim quando assisti os vídeos de Adam C e Adam S. especialmente o « The dancer » . Imagine, eu no escuro com meu laptop sobre os joelhos e , em seguida, subitamente nos primeiros segundos deste vídeo um raio de luz me iluminou , então eu disse : oh S #! ? É isso que eu quero fazer ! Foi isso exatamente o que aconteceu ... bem .. sem o raio de luz... mas não importa...

8- Which skaters inspired you and what drives you to continue to evolve the sport?

I discovered freestyle skating the first time by watching Rodney mullen videos , but at the time i wasn’t even into any kind of urban sports. Then when i discovered longboard my first dancing inspirations came up to me by watching Adam C and Adam S. videos especially « The dancer » . Imagine me in the dark with my laptop on my knees and then suddently at the first seconds of this video a halo of light illuminated me then i said : oh S# !? THAT’S what i wanna do ! that’s exactly how it happened… well.. wihout the halo… never mind 

9- Você é um atleta criativo e isso chama muita atenção, como e da onde surge a inspiração para criar novas manobras?

Posso ser inspirado por muitas coisas, como dançarinos, freestylers de bmx, patins e tudo o que me rodeia. O local onde eu estou andando tem o seu papel na minha inspiração também, eu acredito em energias positivas e às vezes minha inspiração pode ser estragada se estou no lugar errado ou se eu estou ouvindo a música errada. Hahaha.

9- You are a creative rider and it draws much attention, how and where the inspiration comes to create new tricks?

I can be inspired by many things such as dancers, Bmx freestylers, rollerblades and all that surrounds me. The spot where i’m riding has it’s role on my inspiration too, i believe in positif energies and sometimes my inspiration can be blurred if i’m in the wrong place or if i’m listening to the wrong music hahaha



10- Você faz algum outro esporte ou atividade para melhorar seu desempenho no Longboard? Vejo alguns Longboarders se aventurando no slackline.

Oh man, eu gostaria de poder .. entre o meu trabalho, música e longboard eu não tenho energia suficiente nem tempo para adicionar uma outra atividade.

10- Do you practice another sport or activity in order to improve your Longboarding? I have seen that some longboarders are doing slackline.

Oh man, i wish i could.. between my work, music and longboarding i don’t have enough energy neither time to add another activity 

11- Quais os melhores lugares para se andar em Paris e quais os seus favoritos?

Há alguns pontos legais aqui em Paris , como « Place du Palais Royal » , « Trocadero » , « Berges de Seine » , « Quai d' Austerlitz » mas meu local favorito é e será o local onde nós fazemos o nosso encontro de longboard semanal DOCKSESSION em « Les Berges de Seine »

11- Where are the best locations to skate in Paris and which are your favorite?

There are few cool spots out here in Paris like « place du Palais royal » , « trocadero », « berges de seine », « quai d’austerlitz » but my favorite dancing one is and will be the spot where we do our weekly longboard meeting DOCKSESSION on « les berges de seine »





12- Como é a cena do Longboard na França e no Marrocos? Qual a diferença e qual é a sua contribuição para a melhoria destas cenas?

A cena do Longboard está explodindo na França agora, eu vejo um monte de gente jogando fora seus rollerblades, patinetes ou skates em troca de um longboard. Eu acho que tudo isso está acontecendo porque o longboard é legal e aberto para a todas as idades. No Marrocos as coisas estão evoluindo lentamente, são alguns riders aqui e ali tentando divulgar o esporte, organizando eventos e assim vai... esportes radicais não fazem parte da cultura marroquina, infelizmente, então eu acho que nós temos que fazer um duplo esforço para implementar o longboard lá e mostrar aos marroquinos que não é apenas um esporte, mas uma maneira saudável de viver. Acredito que nos próximos 4 ou 5 anos as coisas vão mudar por lá.

12- How is the Longboard scene in France and in Morraco? What are the diferences in these locations and how are you contributing to improve the scenes in these locations?

Longboard scene is EXPLODING in France right now , i see a lot of people throwing away their rollerblades, scooters or skateboards in exchange with a longboard. I think that all this is happening because longboarding IS « cool » and open to all categories of age . in Morocco things are evolving slowly, their are some riders here and there trying to spread the stoke, organizing events and so.. but the « extreme sports » are not a part of moroccan culture unfortunately so i think that we have to make a double effort to implement longboarding there and show moroccans that it’s not only a sport but a healthy way of living. I believe that in the next 4 or 5 years things are gonna change out there.

13- O que você quer conquistar dentro do Longboard, quais seus planos para este ano que se inicia e para o futuro?

Agora eu estou trabalhando para criar uma grande comunidade de longboard em torno do Docksession com a ajuda de alguns amigos proximos e promover o Dancing/Freestyle , isso nos levará a organizar eventos maiores no futuro próximo. Algumas coisas interessantes estão para acontecer a partir de 2015... mantenha os olhos abertos.

13- What do you hope to achieve in longboarding, what are your plans for this year and the future?

Right now i’m working on raising a big longboard community around the Docksession with the help of some close friends and promote the dancing/Freestyle, this will lead us to organise bigger events in the near future. Some exciting things are coming their way and will be real starting 2015 .. keep your eyes peeled ;) 

14- Você faz alguma preparação especial antes de filmar os vídeos para seus patrocinadores, intensifica treinos, alimentação, prepara sua mente e corpo de alguma forma ou deixa tudo transcorrer naturalmente?

O que estou fazendo é chamado de Freestyle (estilo livre) então eu tento manter a minha forma de fazer as coisas Freestyle...Hahaha.

14- Do you prepare in some special way before you film the videos for your sponsors, intensify training, food, prepare your mind and body in some way or just let thing occur naturally?

What i’m doing is called freestyle, so i try to keep my way of doing things « freestyle » hahaha . 

15- A atenção das marcas e da mídia está muito voltada para o Freeride e Downhill. O Dancing é pouco explorado, na sua opinião por que?

Isso de fato foi o caso até dois anos atrás, quando eu notei que muitas marcas, incluindo as novas começaram a ter interesse no dancing e até mesmo começar a sua coleção de decks por um modelo de dancing. Eu acho que essa mania em torno do dancing é devido ao fato de que é acessível a todos, mesmo para aqueles que nunca subiram em um deck antes e também porque a forma artística de se mover sobre um longboard atrai uma grande variedade de pessoas. O que eu posso lhe dizer é com base no que eu vejo toda semana no docksession , eu conheço uma nova pessoa em cada novo evento! eu acredito fortemente que o Dancing/Freestyle tem um futuro brilhante pela frente e todos nós estamos trabalhando nisso !


15- The attention of many brands and the media is basically focused on Freeride and Downhill. Dancing is basically unexplored, in your opinion, why is that?

That indeed was the case until 2 years ago , when i noticed that many brands including fresh ones started to be interested on dancing and even begin their board collection by a dancing board. I think that this craze around dancing is due to the fact that it’s accessible to everyone even for those who never stood on a board before and also because the artistic way of moving on a longboard attracts a wide range of people .i can tell you that based on what i see every week at the docksession, i meet new people at each new one! i strongly believe that dancing/freestyle have a shiny future ahead and we are all working on that !

16- Cinco palavras para definir o Longboard ?

Eu diria : Liberdade, desestressante, desafio, diversão, compartilhar

16- In five words, define Longboard.

I would say : Freedom / stressless / challenge / fun / Sharing 

17- Sei que você gosta de música, quais instrumentos você toca? Qual a sua trilha sonora para uma boa session de Longboard? O que você está ouvindo recentemente e que bandas você gosta de ouvir.

Eu costumo tocar guitarra, esta foi a minha principal paixão antes do longboard acontecer na minha vida. Quando estou de skate ouço diferentes tipos de música, dependendo do meu humor pode ser US RAP , Electro , Blues ou Soul music . Atualmente estou ouvindo Gramatic , Chinese man quando eu preciso de energia , Donny Hathaway , quando eu só quero relaxar.



17- I know that you like music, which instruments do you play? What is your soundtrack for a good longboard session? What are you currently listening to and what bands do you like to listen to.

I usually play guitar, this was my main passion before longboarding took place in my life. When i skate i listen to different kind of music depending on my mood it can be US RAP, Electro, blues or soul music . currently i listen to Gramatic ,Chinese man when i need energy, donny hathaway when i just want to chill .

18 -O Longboard trouxe alguma diferença para sua vida? O que mudou?

Sim, de fato adicionou algum tipo de estabilidade na minha vida todos os dias. Também graças ao longboard eu tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis de todo o mundo.

18- Has Longboarding change your life in some way? What has changed?

Yes indeed , it added some kind of stability in my everyday life . also thanks to longboarding i had the opportunity to meet awesome people all around the world 

19- Já esteve no Brasil ou pretende vir?

Nunca ! Mas eu estou realmente ansioso para ir , mais cedo ou mais tarde. Talvez começando pelo Rio de Janeiro para visitar meus amigos da Guanabara Boards !

19- Have you already been to Brazil or do you plan to come here?

Never ! but i’m really looking forward to going there sooner or later . maybe begining by Rio De Janeiro to visit my friends from Guanabara boards !

20 – Fale um pouco sobre o seu mais novo projeto, o Docksession.

Comecei há um mês, com a preciosa ajuda de dois amigos próximos Mez & Alex (Paris Longboard Urbana Gost ) , uma reunião semanal de longboard que chamamos de DOCKSESSION . A idéia é reunir o maior número de pessoas em torno de longboard e especialmente do Dancing/Freestyle, dando a oportunidade para os iniciantes aprenderem os primeiros passos em um deck e deixar os riders avançados aprender mais truques e desenvolver sua criatividade, tudo isso está acontecendo em um ambiente descontraído e fresco cercado por músicos tocando guitarra, djembe e por ai vai. Docksession será organizada também em outras cidades em todo do país em breve , estamos trabalhando nisso e por que não para fora das fronteiras francesas ? vamos ver .. então você pode acompanhar tudo o que está acontecendo em nossa reunião semanal no Facebook: www.facebook.com / Docksession. Para todos os pilotos brasileiros: se você estiver planejando visitar Paris um dia, deixe-nos uma mensagem em nossa página FB e junte-se a nós para uma sessão!


20- Tell us about your latest project, the Docksession.

I started a month ago ,with the precious help of 2 close friends Mez & Alex (Paris Longboard urban Gost) , a weekly longboard meeting that we called the DOCKSESSION . The idea is to gather as many people around longboard and specially dancing/freestyle by giving the opportunity for the beginners to learn the first steps on a board and allow to Advanced riders to learn more tricks and devellop their creativity, all this is happening in a relaxed and cool atmosphere surrounded by musicians playing on their guitar, djembe or so . Docksession will be organised also in other cities all around the country very soon, we’re working on it and why not out of the french frontiers? we’ll see .. by then you can follow all what is happening on our weekly meeting on Facebook : www.facebook.com/Docksession . For all the brazilian riders : if you’re planning to visit Paris one day , leave us a message on our FB page and join us for a session !

21- Diga algo para seus fãs brasileiros, tenha certeza que são muitos!

Espero sinceramente ir um dia para o Brasil para andar de skate e me divertir com vocês. Até o momento, eu envio para vocês muito amor. Agora feche esta janela, desligue o laptop, pegue seu skate e GO SKATE!

21- Say something for your Brazilian fans, I know for sure that there are many!

I sincerely hope to make it one day to Brazil and come skate and have fun with you guys . by then , i send y’all much love . now close this window , shut down your laptop , grab you’re board and GO SKATE !