quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

[Entrevista] Alex Garcia Ximenes Quintans

Muitos dizem que o skate é punk em sua essência, eu acredito nisso e a cada dia provas desta ideologia ainda se mostram vivas. Alex Quintans é mais um destes caras determinados que com suas próprias pernas "rema" atrás do que acredita. Ainda sem nenhum patrocínio, mas com muito incentivo da família e de seus amigos este paraibano de 27 anos segue competindo e batendo recordes, levando seu amor pelo Longboard dentro do coração e abaixo dos seus pés para distâncias inimagináveis.

Foto: Max Brito

Hoje ele é recordista brasileiro de maior distância em 24h sobre o skate e líder do ranking nacional de push race, isso tudo mesmo passando metade do ano desemprego. Ainda sem patrocínio treina todos os dias para estar pronto quando uma oportunidade aparecer. Praticando uma modalidade com pouca visibilidade, mas que exige do corpo e da mente como nenhuma outra. Alex coloca todos os dias seu amor pelo Longboard acima de qualquer obstáculo e, assim segue conquistando seus objetivos com uma certeza em mente: "Skate Fast and Fun!!!"

Foto: Max Brito
Aqui você confere uma entrevista que fizemos com este Iron Man do Longboard Brasileiro, aonde ele fala da sua preparação física, treinos, competições, setup, planos para o futuro e etc.

Uma boa leitura para todos e nosso muito obrigado ao Alex Garcia Ximenes Quintans pela entrevista e por sua dedicação a este pedaço de madeira que tanto amamos, assim como ele, de alma e coração.



EAL- Quando vc começou a fazer long distance?
ALEX - Acho que tá meio misturado de como comecei a fazer o esporte em 2012. Diferente de muitos não iniciei nas ladeiras ou freestyle, eu comecei no push race e nada bem. Fazia 2 meses que tava com skate e fui participar do Push Race Recife e fiquei em penúltimo. Depois disso resolvi treinar forte e aprender além do push o DH. Nessa de treinar forte comecei a correr e descobri que gostava muito disso. A medida que ia treinando push com DH estava evoluindo nas distância de corridas...10km,15km...21km e levei isso também para o skate. Descobri que no skate conseguia fazer o dobro que fazia correndo. Resultado disso depois de 1 ano treinando, tinha perdido quase 18kg e estava sempre entre os primeiros colocados nas competições.

Também tive grande influência do ultra maratonista Valmir Nunes que conheci pessoalmente e fui treinado um período por ele e de ter participado da Adrenalina Skateboard Marathon onde conheci os principais praticantes de Long Distance americanos entre ele o atual recordista das 24h e outro atleta que tinha atravessado o EUA em 2 meses. Depois de conhecer essa galera ai comecei a fazer distâncias maiores que 42km, como ter feito uma travessia entre duas cidades da Paraíba (Campina Grande - João Pessoa) etc.

EAL - Porque escolheu esta modalidade?
ALEX - Acho que por curiosidade e por gostar de fazer treinos longos. Fico com aquela dúvida será que é possível...ou... ate quanto km aguento?

EAL - Além do trabalho físico, acredito que o trabalho psicológico seja muito importante. Como você trabalha estas duas partes do corpo?
ALEX - Acredito que a mente é fundamental para longas distâncias mas não sei como treinar isso. Acho que já vim com isso de fábrica (rsrsrs). Não faço nenhum treinamento específico, na verdade gosto de ficar fazendo por muito tempo o que gosto. Nesse momento você tem como refletir, meditar, fazer várias coisas que durante a correria do dia-a-dia é complicado de ser feito, porque nunca temos tempo. O mais legal que acho é fazer travessias (viajar com o skate) além do desafio físico/psicológico tem aquele ar de aventura. 
Mas é impossível ficar muitas horas fazendo uma atividade sem ter preparo físico para isso. O bom preparo fisíco permite que a grande distância seja possível. Meu treino é basicamente dias com treinos longos (mais de 2horas de push), outro com corrida e intercalo com freeride/academia.

- Neste vídeo você pode ter uma noção do que é um dia na rotina de treinos do rider Alex:


EAL - Nestes últimos anos aconteceram alguns Push racers pelo Brasil, você participou de quantos?
ALEX - No ano de 2013 participei de todas as provas de push que tiveram e fiz pódio em todas, rsrsrs.

EAL - Pretende ou já competiu fora do Brasil?
ALEX - Sim já competi, em 2012 participei da Adrenalina Skateboard Marathon em San Diego - CA. Descobri uma comunidade que ama longas distâncias lá, aprendi muito e até hoje tenho contato com o pessoal. Tanto que atualmente sou membro da IDSA (http://theidsa.org/)que é a associação que organiza as principais provas de longas distâncias de skate e formenta pela modalidade mundo a fora.

EAL - Fale das suas pretensões e objetivos dentro do Longboard?
ALEX - Nesse ano pretendo participar do máximo possível de provas de push e DH. Principalmente do circuito brasileiro que atualmente sou líder. Tem algumas provas internacionais que pretendo participar...uma prova que são 3 dias e cerca de 300km no total chamado Chief Ladiga – Silver Comet Skate Challenge. No próximo ano quero participar da prova americana (mas reúne gente do mundo todo) de 24h e lutar pelo recorde mundial. E fazer outras travessias de longboard. Mas o que mais quero é trazer mais eventos de longa distância para o Brasil.

EAL - Então você também está organizando eventos? Que eventos você quer trazer para o Brasil? 
ALEX - Na verdade, não é que eu esteja organizando eventos, mas coloco a "mão na massa" para eles acontecerem, seja participando dos eventos, divulgando ou ajudando a organizar... Seja firmando parcerias ou elaborando projetos. Hoje sou membro da IDSA e mantenho contato com os organizadores do eventos de push tanto do Brasil como dos EUA. Gostaria de trazer eventos do porte de maratonas (42km) por ser uma distância desafiadora e já praticada em outros países, dessa forma quem sabe realizar um circuito mundial.

EAL - Existe algum grupo que você conheça que treine, incentive ou fomente esta modalidade no Brasil? Fale para gente divulgar para os nossos leitores.
ALEX - No Brasil ainda está em um estado embrionário mas com uma boa aceitação para longas distâncias. Com o número de provas aumentando de push race o número de praticantes desse tipo de modalidade também. Dessa forma é mais fácil progredir para as distâncias maiores. Entretanto quando as distância sobem (maiores que 21km) aí viram um deserto de praticantes. Mas vejo que "logo logo" mais gente vai querer explorar seus limites e lugares com seu longboard, e assim naturalmente migrarem para long distance.

Sobre grupo até agora não vi nenhum específico para longas distâncias, mas por exemplo em João Pessoa tem os Longbrothers PB que é um grupo que recentemente virou associação que visa fomentar diversas modalidades ligadas ao longboard e entre elas longas distâncias.
Atualmente estou morando em Mossoró-RN e o pessoal que anda comigo já está se animando para fazer long distance, esse ano vamos fazer uma travessia de 44km entre duas cidade Mossoró a Timbau (que é uma praia).

EAL - O recorde batido no dia Jampa LongBoard Day já foi homologado?
ALEX - Os dados que mandei já foram confirmados e validados contudo falta a divulgação oficial do RankBrasil.Ou seja, esta em processo de homologação.

EAL - Você é patrocinado por alguma marca? Se sim fale, este é um espaço para agradecer seus patrocinadores, se não passe seus contatos que vamos divulgar para quem interessar entrar em contato.
ALEX - Infelizmente não tenho nenhum patrocínio firmado quem vem fornecendo apoio é o Açaíto e Aurora Boards. Quem quiser entrar em contato é o e-mail alexgeo1403@gmail.com ou https://www.facebook.com/pages/Alex-Garcia-Ximenes-Quintans

EAL - Qual o seu setup, qual setup você indica para as pessoas que se interessam em long distance e por favor fale um pouco da razão deste setup.
ALEX - Meu setup atualmente é: Shape: Amazon (drop through) ou Aurora boards (top mount) / Rodas: seismic speedvent 73mm 80A / Rolamento: tekton 7-ball / Truck: Boss / Amortecedores: venom barril/barril 90A/87A.

Meu setup para longtrip: Shape drop through/ rodas: Adobe 76mm 78A por serem mais tolerante com as imperfeições do terreno / truck: Paris V2 180mm/ Amortecedores: venom barril/cone 90A/87A

Para competição rodas maiores e com dureza de 80A são bem vinda e eficientes, truck de precisão e tenho gostado mais de shape top mount.

Obs.: Comecei a utilizar recentemente o truck de precisão e tenho notado melhoras no meu tempo e diminuição da fadiga na perna base por deixar mais estável o shape consigo passar mais força na hora da remada além de deixar um pouco mais leve o setup.
Obs.: Para essa modalidade não vejo a necessidade de utilizar rolamentos de cerâmica, comparado ao DH são velocidades baixas. Por exemplo em provas em terreno plano de 42km faço velocidade média de 25 km/h.

EAL - Para as pessoas que estão lendo esta entrevista e se interessaram por esta modalidade qual o caminho para iniciar, com que distâncias e qual seria um treino básico para começar.
ALEX - Assim como na corrida de rua a distância de 5km é uma boa para iniciar. Primeiramente sem ficar preocupado com o tempo, mas procurando manter uma cadência, que seja confortável, por exemplo, a cada 5 ou 10 remadas longas (o máximo de remadas que você consiga fazer consecutivas mas mantenha essa quantidade até o fim) relaxe alguns segundos ou troque de base. Outro treino é fazer, por exemplo, 1 km confortável / 1km forte, alterando essa proporção aumentando a distância fazendo força até 1 km confortável /4km forte. E em tempos em tempos fazer uma distância um pouco maior com que você esteja habituado, neste exemplo seria um de 7km. Lembre-se sempre de ficar hidratado e antes faça uma alimentação leve. A evolução é rápida! Dessa forma você já estará treinado para participar de provas de push race.

Para mais informações sobre o Alex e a quebra do recorde brasileiro:
http://euamolongboard.blogspot.com.br/2014/01/recorde-alex-quintans-24-horas-em-cima.html

-Neste vídeo você confere a parte final da preparação de Alex para a prova das 24 horas.