quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA!!"

Em Vitória, Capital do Espírito Santo, parte da região Sudeste; Jornal "A Tribuna" e sua segunda manchete da capa de ontem:

"MINISTÉRIO PÚBLICO EXIGE HORÁRIO PARA PATINS E SKATE EM CAMBURI"


A praia de Camburi é a principal praia da cidade. Sofreu uma reforma de alguns milhões de reais e a partir disso sofreu uma renovação de público que foi de certa forma, inesperada.

Com cerca de 6 km de extensão, o calçadão virou febre e por conta da qualidade do piso, virou febre também entre os rollers (patins) e os skaters que ainda dividem o espaço com pedestres e ciclistas, que apesar da ciclovia muito bem feita, contam com alguns adeptos que preferem também utilizam o calçadão.

Diz o jornal que o Ministério Público recebeu queixas contra os rollers e os skaters. E que estes esbarram nas pessoas por andarem rápido demais (cool!) e que isso incomoda os transeuntes. Decidiram, então, que devem criar regulamentos e a proposta, até o momento, conta com a possibilidade de se limitar a prática destes esportes apenas após as 20:00 hrs.

Só podemos entender que nossa sociedade caminha a passos largos para o fim da convivência e tolerância.

Sempre tivemos consciência que viver em sociedade é ter bom senso e ocupar o mesmo espaço em um calçadão exige muita educação e paciência, não só de skaters, rollers, mas também de pedestres e bikers.

Todos em Vitória frequentam muito o calçadão e já presenciamos fatos como por exemplo uma pessoa de um determinado grupo de corrida esbarrar em uma outra pessoa que estava caminhando, pois esta parou bruscamente e virou para o lado. Já vimos bicicletas andando no calçadão dar uma trombada com um skate.

Apesar de ver alguns acontecimentos como estes, o resultado foi uma conversa, um aperto de mãos, um tapinha nas costas, um acordo para um conserto, um pedido de desculpas e cada um continuou na sua direção.

Hoje estamos cada vez mais espremidos em nossas cidades, muitos carros, muitas motos, muitos caminhões, porém, cidades como a nossa estão recebendo, também, novas modalidades de transporte alternativo: bicicletas, skates, patins. Conhecemos muitas pessoas que estão usando bike e skate como meio de transporte, o Klaus por exemplo. Como proibir este skater de passar por ali? Quem vai fiscalizar? 

Estão falando em limitar horário para skate e patins, dizendo que após ás 20 hrs estaríamos “liberados”. Não se engane, pois é justamente após esse horário que a maioria esmagadora dos skaters aparecem por lá, porque naturalmente sabemos que com muitas pessoas caminhando ou correndo não temos espaço para nos divertir.

Como fica aquele garoto que vai a escola pela manhã, tem suas aulas e outras atividades a tarde e lá para as 17 ou 16 hrs os pais liberam para dar um rolê. Às 20 horas ele tem que estar em casa. Simplesmente vocês vão tirar esse garoto do esporte que ele tanto gosta? 

Já pensaram no impacto econômico que uma medida desta pode causar? Lojas investiram na compra destes artigos esportivos e a indústria da água de coco. Sem falar do nosso turista que acaba encontrando um limite  em um dos nossos cartões postais.

Nós queríamos ver o MP agir em causas realmente importantes, como por exemplo os hospitais públicos, a segurança pública, desvios de verbas, a iluminação e o termino do próprio calçadão até o bairro Jardim Camburi.. Mas agora vão colocar rollers e skaters prá correr da praia? Essa praia foi feita para quem?

Nossa critica nem é tanto com relação ao MP, mas sim em relação a cabeça pequena da população de uma capital que poderia ser uma potência, mas desperdiça suas forças boicotando a si mesma. É triste constatar que já viramos piada por conta do fechamento dos supermercados aos domingos, agora estão querendo fechar as padarias aos domingos, sem falar no fechamento dos bares alguns meses atrás...

  
Ninguém quer machucar ninguém, mas acidentes podem acontecer, não estamos livres e não é por isso que devem proibir ou limitar uma atividade. Eduquem, façam uma campanha para criar um fluxo mais consciente de pessoas que caminham, que correm, que andam de patins, de skate, de bike e outros no calçadão.

Chego a pensar que ainda somos animais e que nossa sociedade continua caminhando sobre 4 patas. Por favor me provem o contrário!