Aonde começou a arte nos decks de skate? Talvez seu começo tenha sido nas cavernas com os primeiros homens sentindo a necessidade de expressar suas vidas e os momentos que os cercavam. Eternizar e deixar legado, simbolizando suas conquistas.
Não à toa, é comum o atleta ganhar seu model do patrocinador ao virar profissional. Thron, TioLiba, Rui Muleque, etc. Lá fora, Tony Hawk, Lance Mountain, Mike McGill, Rodney Mullen, etc. Estes foram só alguns que tiveram seus models que hoje são referências de arte em decks. Artistas como Ed Templeton, Jim Phillips, Jeremy Fish, Todd Bratud. Técnicas como serigrafia, UniPosca, pirografia, laser, ou jato d’água.
Os decks recebem muito bem todas as influências e todas as idéias, dentro do ethos do skate. Zeitgeist puro, o skate reflete o espírito do seu tempo. Grandes empresas, bandas, artistas de cinema e artistas plásticos usam o skate como canvas para propagandas, promoções, exibições, e celebrações. Skate is art, art sells.
A arte acompanhou a evolução dos decks e dos matérias utilizados em sua fabricação, até as pranchas de surf estão finalmente variando suas pinturas, digamos, mimetizando os decks de skate. Criatividade e individualidade são características que formam a personalidade das pessoas, dos artistas e também das marcas.
Desde o inicio de sua criação as marcas de skate tentam dar aos seus produtos uma estética que a diferencie dos seus concorrentes e para isso trabalham intensamente para construir uma identidade visual que as caracterize.
Destaco duas marcas que conseguiram isto ao longo dos anos, Powell-Peralta e Santa Cruz. Quem não conhece a caveira batizada como The Riper da Powell-Peralta? Quem já não replicou o desenho da mão azul da Santa Cruz? Ícones que foram construídos com o tempo e hoje são clássicos da história do skate.
As empresas continuam perseguindo o que chamamos de Branding, que definimos como o ato de administrar a imagem/marca (BRAND) de uma empresa. Sem entrar muito em detalhes também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado.
Vivemos o inicio da indústria do Skate Longboard, tudo é fresco e novo, porém algumas marcas se destacam por seus trabalhos e chamam mais atenção de seus consumidores por características inerentes a sua imagem.
Ano após ano vemos várias atualizações nos gráficos, seja para marcar um novo modelo ou demarcar a atualização do lineup daquele ano. Uma vez mais o mercado do skate abre as portas para que ilustradores e designers gráficos coloquem suas mãos em prol de um lugar de destaque na história do skate mundial.
Ao abrir seu deck enxergue-o como uma tela branca pesquise sua técnica preferida e coloque suas mãos para traduzir a sua personalidade. Interaja, interfira, imagine sobre a sua madeira. É assim que o skate sempre foi e será feito, por nossas próprias mãos.